Portal de Angola
Informação ao minuto

CEDEAO felicita Guiné-Bissau por preparativos para eleições

Recenseamento começou com atrasos e prejudicou a realização das eleições a 18 de Novembro (DR)

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) felicitou as autoridades guineenses pelo “fantástico progresso” realizado para a realização de eleições legislativas de domingo.

“Estivemos a ver em primeira mão o fantástico progresso que foi feito para a realização de eleições legislativas no domingo”, afirmou, na segunda-feira (04.03), aos jornalistas Geoffrey Onyema, ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, citado pela DW África, depois de um encontro com o Presidente guineense, José Mário Vaz.

Geoffrey Onyema faz parte da missão da CEDEAO, liderada pelo presidente da comissão da organização, Jean-Claude Kassi Brou, que chegou domingo ao país para analisar a situação do processo eleitoral e os progressos feitos para a realização de eleições legislativas de 10 de março na Guiné-Bissau.

“Todos os aspetos técnicos estão em ordem, o recenseamento eleitoral está completo, a situação de segurança é boa, a situação política de todos os partidos é excelente e todos estão a bordo e de facto há poucas pessoas em Bissau porque estão espalhadas pelo país em campanha eleitoral”, salientou o chefe da diplomacia nigeriana.

Eleições, um “momento decisivo”

O ministro nigeriano congratulou também o chefe de Estado, o primeiro-ministro, as autoridades eleitorais e os partidos políticos pelo “excelente trabalho feito”.

“O Presidente assegurou-nos que, definitivamente, no domingo, as eleições legislativas vão realizar-se”, disse.

Geoffrey Onyema afirmou também que a CEDEAO considera as legislativas de domingo como um “momento decisivo” para a história da Guiné-Bissau e que estão confiantes de que “todos os desafios e conflitos do passado, bem como as crises políticas, tenham ficado para trás”.

No comunicado à imprensa, lido no final da visita pelo presidente da comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou, a organização manifestou preocupação com o clima social provocado pelas greves em curso e anunciados e pede aos responsáveis para colocaram em primeiro lugar os interesses da Nação.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »