Portal de Angola
Informação ao minuto

Angola conhece adversários do Mundial de basquetebol

Selecção nacional sénior masculina de Basquetebol, durante uma sessão de treinamento (Arquivo) (Foto: Alberto Julião)

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol conhece, a 16 do corrente, os adversários da primeira fase do Campeonato do Mundo FIBA’2019, cujo sorteio terá lugar no “Nanshan Cultural and Sports Center” de Shenzhen, China, uma das oito cidades anfitriãs da competição.

A cerimónia, informa o JA, com início às 11H00, contará com a participação de várias estrelas, casos de Kobe Bryant, Yao Ming – embaixadores oficiais, e do cantor e compositor norte-americano Jason Derulo.

Pequim, Xangai, Nanjing, Wuhan, Dongguan, Foshan, Guangzhou e Shenzhen são as cidades que albergam a competição, de 31 de Agosto a 15 de Setembro, com participação de trinta e dois países. EUA, Espanha, França, Sérvia, Argentina, Lituânia, Grécia e China, na qualidade de país anfitrião, foram designados os cabeças-de-série.

O sorteio, que tem como primeira condicionante a localização geográfica dos oponentes, realiza-se na Arena da baía de Shenzhen e, pela primeira vez, será aberto ao público. Os ingressos, divididos em cinco categorias, estão à venda desde o pretérito dia 20 de Fevereiro, com preços que variam de 280 a 1080 renminbi.

No que tange ao sorteio, as 32 selecções serão subdivididas em oito grupos, de quatro cada um, respectivamente, cuja primeira fase decorre de 31 de Agosto a 5 de Setembro. Os dois primeiros apuram-se para a fase seguinte, de 6 a 9 de Setembro, sendo integrados nos grupos I (1º e 2º dos grupos A e B), J (1º e 2º dos grupos C e D), K (1º e 2º dos grupos E e F) e L (1º e 2º dos grupos G e H). Igual procedimento será adoptado em relação aos dois últimos classificados da primeira fase, que se baterão pelas classificativas do 17º ao 32º lugares.

O primeiro Mundial da história com trinta e duas equipas contará com a participação da China (país anfitrião), Angola, Costa do Marfim, Nigéria, Senegal, Tunísia (África), Argentina, Brasil, Canadá, República Dominicana, Porto Rico, EUA, Venezuela (Américas), Austrália, Irão, Japão, Jordânia, Coreia, Nova Zelândia, Filipinas (Ásia), República Checa, França, Alemanha, Grécia, Itália, Lituânia, Montenegro, Polónia, Rússia, Sérvia, Espanha e Turquia (Europa).

Relativamente à presença de Kobe Bryant, o presidente da FIBA, Horácio Muratore, disse que ter uma lenda do basquetebol e do desporto do seu calibre demonstra a importância do Mundial. “Kobe orgulhosamente representou os EUA nos maiores palcos do mundo, onde alcançou os maiores sucessos. Como tal, é justo que ele assuma esse papel”, disse Muratore ao site da instituição.

“Estou honrado pelo convite para servir como um embaixador do Mundial FIBA’2019. Espero que a minha participação inspire e motive os melhores jogadores das trinta e duas equipas participantes. Estou ansioso para ver quem vai levantar o troféu”, disse Kobe Bryant, um dos embaixadores da competição.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »