Portal de Angola
Informação ao minuto

Namibe: Padre apela maior contributo na preservação dos recursos marinhos

Mar tem sido fonte de renda para milhares de famílias angolanas (DR)

O padre da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, município de Moçâmedes, Eusébio Cangumbe, apelou, Sábado, nesta cidade, aos munícipes um maior contributo na preservação dos recursos marinhos que muito tem servido para o sustento das famílias.

De acordo com Angop, falando na missa eucarística que antecede a abertura das Festas do Mar edição 2019, abertas sábado, apelou aos pescadores, vendedoras de pescado e outros agentes industriais ligados ao ramo das pescas no sentido de conservarem o mar, não jogando objectos que danificam os recursos marinhos.

Na sua homilia o prelado disse que as águas marítimas angolana, sobretudo, do Namibe possui imensos recursos que vão desde o peixe e os mariscos que são comercializado e consumido não só a nível local, mas em outras regiões do pais, daí a necessidade da sua preservação e manutenção.

“Não devemos lançar ao mar objectos passíveis de prejudicar diversas criaturas que nele habitam pois são recursos de grande valor para a vida do homem “, disse.

Disse ainda que desde a história universal o mar se revela inevitavelmente como um espaço que mais se destaca no desenvolvimento económico mundial, sendo uma via importante para o transporte de mercadorias e gerador de alimentos e que muito tem contribuído para o alavancar da economia nacional e internacional.

“Esta a missa serve para pedir ao Senhor a bênção divina para os heróis do mar, aqueles que fazem do mar o seu lugar de cada dia, recinto que serve para gerar riquezas para o sustento de milhares de famílias e na preservação do ambiente”, disse.

Para os visitantes turistas o prelado aconselhou a visitar os vários pontos turísticos que a província possui como as belas praias, o deserto, a serra da Leba, águas térmicas da Montipa, a lagoa do Arco, entre outros pontos que devem ser desfrutados e explorados para que todos possam de facto saber a sua verdadeira história.

No recinto das festas do mar 41 expositores vão apresentar os produtos ligados as áreas das pescas, agricultura, comercio, hotelaria e turismo, construção civil, imobiliária, entre outros serviços.

As Festas do Mar que decorre de 02 a 31 de Março reserva ainda actividades culturais e desportivas.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »