Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Paz no Mali domina agenda da presidência de França no Conselho de Segurança

Tropas francesas no Mali (DR)

França, que assume hoje a presidência mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, colocará no centro das suas preocupações a paz no Mali, declarou o Quai d’Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros).

“França assumirá em março próximo a presidência mensal do Conselho das Nações Unidas. Ela insistirá no apoio ativo à manutenção da paz, nomeadamente no Mali, na resolução dos conflitos e no compromisso para a paz”, anunciou no início desta semana o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros.

De acordo com a PANA, entre as outras questões que serão abordadas, haverá o reforço do acesso humanitário bem como a proteção dos empregados humanitários que operam em terrenos perigosos, o respeito do direito internacional humanitário, ou ainda a defesa das mulheres nos conflitos armados e a sua participação acrescida nos processos de paz, acrescentou a mesma fonte.

Cada mês, lembre-se, um dos países-membros do Conselho de Segurança assume a presidência, conforme uma rotação baseada na ordem alfabética inglesa dos países. França sucederá à Guiné Equatorial, presidente em fevereiro corrente, e precede a Alemanha, que assumirá a presidência, em abril próximo.

No seio das Nações Unidas, é ao Conselho de Segurança, composto de 15 membros dos quais cinco permanentes e 10 não permanentes eleitos para dois anos , que incumbe a responsabilidade principal da manutenção da paz e da segurança internacionais, e as suas decisões têm uma força obrigatória e impõem-se a todos os Estados-membros da ONU.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »