Portal de Angola
Informação ao minuto

Conheça as características de um coworking

por Alan Medeiros

(DR)

Hoje em dia, diante das facilidades que envolvem diversas tecnologias, investir em um projeto web, cada vez mais aparecem em cena os profissionais freelancers. Em muitos casos eles atuam em áreas como jornalismo, programação, publicidade e design.

Em alguns casos, trabalham editando um blog pessoal, produzindo materiais publicitários, na criação de sites ou em diversas outras atividades.

Ou seja, basta ter um computador conectado na internet e uma ideia na cabeça e você terá chances de investir em um negócio próprio.

Por essa questão, não se esqueça que mesmo trabalhado de forma independente é preciso cuidar da sua imagem profissional. Por isso, registrar um domínio(endereço do seu site) e ter um bom serviço de hospedagem de sites demonstra muito mais profissionalismo ao mercado.

E é nesse contexto, em um cenário com profissionais freelancers de diversas áreas que surgem os espaços denominados de coworking.

Por essa razão, em se tratando de ter um projeto na web, um local propício para o trabalho, com a possibilidade de trocar ideia com outros profissionais, acaba se tornando um diferencial.

O habitat natural dos novos empreendedores

O coworking consiste em uma modalidade em que o profissional pode compartilhar o mesmo ambiente de trabalho com outros profissionais, nem sempre da mesma área de atuação.

Nesse caso, não é surpresa se, por exemplo, um empreendedor dono de um e-commerce trabalhar na mesma sala, ao lado da mesa de um programador especialista em design de games.

O coworking, de uma maneira geral, é uma iniciativa interessante para profissionais autônomos que trabalham em casa, ou viajam com frequência.

Dessa forma, eles podem obter um espaço para evitar o isolamento e, até mesmo, conhecer pessoas para dar início a novos negócios e projetos.

Aqui no Brasil, em meados da década de 90 esse tipo de iniciativa já existia, ainda que timidamente. Porém, diante da popularização da internet e do surgimento de novos modelos de trabalho, essa modalidade ganhou força e foi chamada de coworking.

Atualmente os locais que funcionam como coworking possuem características variadas, porém contar com uma conexão web é fundamental. Logo abaixo você poderá ver as vantagens de trabalhar em um espaço desses.

Networking

Estar em um ambiente com profissionais de outras áreas diferentes da sua, ou até mesmo com profissionais que atuam no mesmo segmento, é uma maneira para você ampliar a sua rede de contatos e até iniciar novos negócios.

Interação

Para muitos freelancers que trabalham na modalidade home-office, ou seja, em sua própria casa, o mesmo ambiente pode se tornar entediante e também repleto de algumas distrações.

Por isso, para evitar esse isolamento, a presença de um coworking, em meio a outros profissionais, pode ser uma alternativa interessante.

Economia

Para um empreendedor que não tem a intenção de construir e manter um escritório próprio, o coworking demonstra ser uma opção viável.

Vale salientar ainda que os atuais espaços de coworking são equipados com todos os recursos necessários que constituem um ambiente saudável de trabalho.

Muito além do home-office

A propagação dos coworking hoje não se limita apenas a Startups, profissionais freelancers da área do jornalismo, publicidade e design. Atualmente há coworking para outros tipos de atividades, como advogados e também profissionais da área de estética.

Sendo assim, cabeleireiros, pet shops e empresas do setor de alimentação também já contam com um coworking para chamar de seu. De acordo com especialistas, os únicos empreendimentos que não se adequam bem a um coworking são lojas físicas.

Tais estabelecimentos comerciais necessitam estar abertas para as ruas com o objetivo de atrair clientes. Em outros casos, até mesmo indústrias podem ter alguns escritórios em coworking.

Em alguns grandes centros urbanos do Brasil é possível encontrar coworkings que não se limitam apenas a ter salas com divisórias e um banheiro. Há exemplos de coworking que já contam com cozinha.

Tais ambientes são destinados a abrigar apenas empresas do ramo de alimentação. Lembrando também que há coworkings voltados apenas para empresas destinadas para estética, tais como barbearias e salões de beleza.

Coworking pode ajudar o seu projeto na web

Se você criou e conseguiu monetizar um blog pessoal, é importante manter uma rotina de postagens consolidar a sua base de leitores e ainda atrair mais.

Além disso, após o seu blog ter atingido um público considerável, a exigência na qualidade das postagens só aumenta. Por isso, poder contar com um ambiente agradável para você trabalhar é bastante vantajoso.

Caso, por outro lado, você trabalhe com um e-commerce, pode trocar ideias com outros profissionais a respeito de plug-ins e plataformas como Joomla! ou Magento que é mais adequada para esse tipo de empreendimento.

No início, para a maioria dos freelancers, até é mais barato atuar exclusivamente no home-office. Porém, diante da possibilidade de ampliar o seu networking, o coworking se torna um espaço bem mais em conta e interessante.

Conclusão

O empreendedorismo individual já é uma realidade que faz parte da vida de vários profissionais. As plataformas cada vez mais intuitivas facilitam que qualquer pessoa possa criar um projeto na web.

Portanto, o coworking surge como uma opção para unir profissionais de várias áreas em um mesmo ambiente. Vai que com essa união de talentos e ideias não surjam projetos interessantes?

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »