Portal de Angola
Informação ao minuto

Concerto OLUKWEMBO “HERANÇA CULTURAL” com NDAKA yo WIÑI

O CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS tem o prazer de acolher, no dia 28 de Fevereiro (5ª feira) pelas 19H00, o CONCERTO OLUKWEMBO (Herança Cultural) do músico, compositor e investigador cultural NDAKA yo WIÑI.

NDAKA yo WIÑI, que em português significa “A Voz do Povo” nasceu no Lobito, Província de Benguela, em 1981. O contacto com a música surgiu na infância quando presenciava as cerimónias tradicionais na sua comunidade, com danças, ritmos e rituais que integram o património cultural “ovimbundo.

A partir de 2011, despontou no panorama musical angolano, de forma muito própria e original, extraindo de cada toque e som toda a mística espiritual oculta da música, que, em palco, se reflecte na performance corporal, assemelhando-se a um acto mágico-ritual, empunhando sempre a “cabaça mística”, que o identifica com a sua herança cultural.

Uma referência da sua geração, que há muito deixou de ser uma simples promessa para se transformar num dos mais interventivos e originais criadores musicais angolanos.

Para além do português, inglês e umbundo, possui conhecimentos básicos de línguas nacionais, como kissolongo, fiote e kimbundo, o que lhe facilita a pesquisa de raízes etno-antropológicas nacionais. A partir delas, criou o projecto de concertos denominado “Lundongo no Lwandu- Ritmo Ancestral de Berço”, que já vai na sua 4ª edição.

Tem dado a conhecer a sua música em concertos intimistas ou com a sua banda, sobretudo em Angola. Já fez algumas incursões internacionais em diversos países, designadamente África do Sul, Brasil e Itália.

Foi vencedor do Prémio TOP RÁDIO Luanda 2016 e tem em preparação seu primeiro trabalho discográfico, denominado OLUKWUEMBO.

Nos dias 29 e 30 de Março próximo, NDAKA yo WIÑI vai representar Angola na “20ª edição do Festival Internacional de Jazz da Cidade do Cabo”, na África do Sul, conhecido como o melhor festival internacional de jazz da África Subsaariana. Aí, partilhará o palco com grandes nomes internacionais do jazz, como Richard Bona, Soweto Gospel Choir, Ntsika, Chaka Khan, entre outros.

O Camões/Centro Cultural Português, no quadro do seu desígnio de promover a arte e os artistas, patrocina o Concertos de NDAKA yo WIÑI, cedendo o seu espaço gratuitamente, apoiando a respectiva produção e divulgação, sem quaisquer contrapartidas. Disponibiliza-se ainda para apoiar a venda dos bilhetes, a partir de dia 19 de Fevereiro de 2019 (3ª feira), ao preço de 5.000,00 Kwanzas, nas horas normais de expediente:

De 2ª a 5ª feira: das 08H30 às 17H00

6ª feira: das 09H30 às 13H30

Sábado: das 09H30 às 12H30

Mais informações, através dos terminais

– 943 587 147

– 937 965 067

– 222 338 108

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »