Portal de Angola
Informação ao minuto

BPC fechou 74 agências e acabou com 550 postos de trabalho

Expansão

(FOTO: ANGOP)

Este ano, o banco vai encerrar mais dependências e diminuir o número de trabalhadores, no âmbito do programa de reestruturação, que visa recuperar aquela que é a maior instituição bancária do País. Paralelamente, Estado vai injectar mais 230 mil milhões Kz.

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) encerrou 74 dependências bancárias em todo o País em 2018 e terminou com 550 postos de trabalho, entre passagem de funcionários à reforma e “despedimentos por justa causa”, no âmbito do processo de reestruturação do banco, que vai ser actualizado no âmbito do acordo do Governo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

“No ano de 2018, foram encerradas 74 dependências e terminados 550 postos de trabalho. A redução do quadro efectivo do banco, neste período, deveu-se essencialmente à passagem à reforma de colaboradores, de acordo com os critérios definidos na Lei Geral do Trabalho, e despedimentos por justa causa, nomeadamente por violação grave das normas da Instituição”, refere o gabinete de comunicação do BPC, em resposta a questões colocadas pelo Expansão sobre o processo de reestruturação iniciado em 2017.

Apesar de o banco não quantificar, este ano, serão encerradas mais agências e serão terminados mais postos de trabalho: “No ano de 2019, o banco efectivamente vai encerrar mais dependências, a seleccionar com base em critérios, como rentabilidade, concentração geográfica e estado físico das instalações” e vai dar “continuidade ao programa de optimização do quadro de colaboradores, através de reformas e reforço dos instrumentos de gestão do capital humano”.

Estas medidas surgem no âmbito do programa de reestruturação daquele que é o maior banco nacional, processo que teve início em Março de 2017, e cujos contornos nunca foram públicos. Apesar de o Expansão ter solicitado ao Ministério das Finanças e ao BPC acesso a este plano não o obteve.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »