Portal de Angola
Informação ao minuto

Xadrezista angolano vence GM cubano na abertura da época desportiva

Angop

O especialista angolano, Jeovani Santos, venceu nesta terça-feira, em Luanda, o Grande Mestre (GM) cubano, Luís Quezada, com o elo de 2513, na segunda partida do torneio de abertura da época desportiva denominada Open de Xadrez 19 de Fevereiro.

Na partida disputada nas instalações da Federação angolana da modalidade (FAX), o angolano com força de jogo inferior, uma vez que é detentor do elo de 2119, em representação das cores do 1º de Agosto e campeão nacional de júnior de 2006 conseguiu derrubar o adversário cujo nível é muito superior.

Luís Quezada, que é o 12º melhor jogador cubano, esteve no tabuleiro principal com as peças negras e não encontrou argumento para dominar o especialista militar angolano que foi quinto lugar no africano de 2009, na África do Sul.

O internacional derrotado é uma das grandes referências do xadrez, sendo o 826º dos GM a nível mundial e 626º no activo na lista dos melhores do mundo. O mesmo viu o seu título de GM a ser homologado em 2018, em Batumi (Geórgia).

O torneio, aberto na segunda-feira com 56 participantes entre xadrezistas nacionais e estrangeiros, registou nesta terça-feira os seguintes resultados de destaque:

O Candidato a Mestre (CM), Sérgio Miguel, venceu Edivaldo Gama; o especialista João Júlio perdeu para o CM João Simões; o CM Tito Agostinho bateu a Mestre Internacional (MI), Maria Domingos; o CM Lutuima Amaro venceu o Mestre Fide (MF), Eduardo Pascoal; Gelson Arão venceu a (MI) Esperança Caxita; e Domingos Júnior bateu José Rosário.

A competição termina no dia 19 do mês em curso, data dos 40 anos da fundação da FAX, e está a ser liderada pelo xadrezista do Progresso do Sambizanga com dois pontos, seguido de Jovani Santos (1º de Agosto) e João Simões (1º de Agosto).

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »