Portal de Angola
Informação ao minuto

Sub-secretário de Estado americano esperado no Níger

Panapress

Bandeira do Niger (DR)

O sub-secretário de Estado americano para os Assuntos Políticos, David M Hale, é esperado terça-feira, em Niamey, para uma visita de 48 horas no Níger consagrada à situação de segurança no Sahel, indica um comunicado de imprensa da Embaixada dos Estados Unidos, em Niamey.

O embaixador Hale manterá discussões com o primeiro-ministro, Brigi Rafini, bem como com altos responsáveis do Governo nigerino centradas em questões de segurança no Sahel, revela a mesma fonte.

A agenda prevê também reuniões com os responsáveis do setor privado, os representantes dos programas de intercâmbio entre os Estados Unidos e África.

Os Estados Unidos reforçaram, nos últimos anos, a sua parceria militar com o Níger face a violência nas suas fronteiras norte, oeste e leste. A 4 de fevereiro, os Americanos ofereceram às Forças Armadas nigerinas equipamentos de comunicação antiterrorista no valor de mais de nove biliões de francos CFA.

Já ofereceram ao Níger dois aviões de reconhecimento, bem como veículos blindados de transporte de tropas. Além disso, Washington construiu uma base de drones (aviões sem pilotos) em Agadez (norte) e reabilitou o aeródromo de Dirkou (nordeste).

Em matéria de ajuda ao desenvolvimento, o Níger beneficiou, em janeiro de 2018, do Programa Compacto do Milennnium Challenge Account (MCA-Níger, 2018-2023) dos Estados Unidos, dotado de mais de 250 biliões de francos CFA.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »