Portal de Angola
Informação ao minuto

Tribunal retoma audição ao réu Norberto Garcia

Norberto Garcia (DR)

A 1.ª Câmara Criminal do Tribunal Supremo retoma hoje a audição ao ex-director da extinta Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP), Norberto Garcia, um dos principais réus no julgamento do caso “Mega Burla à Tailandesa”.

Segundo o Jornal de Angola, na primeira audição, na quinta-feira, Norberto Garcia, jurista, de 51 anos, confirmou que recebeu duas cartas de Celeste de Brito nas quais fazia denúncias sobre a inconveniência de se prosseguir com as negociações com o grupo de tailandeses.

O antigo gestor da extinta UTIP é acusado pelo Ministério Público e pronunciado por quatro crimes: associação criminosa, burla por defraudação na forma frustrada, tráfico de influência e promoção e auxilio à imigração ilegal. Perante os juízes, Norberto Garcia esclareceu que os acordos firmados com os tailandeses são “tripartidos”.

“A proposta é remetida à UTIP para a conclusão de instrução do processo e enviado ao Titular do Poder Executivo para aprovação”, disse o ex-gestor. O réu, que se encontra em prisão domiciliária, informou que o grupo de investidores tailandeses “apresentou apenas ideias de projectos” com a extinta UTIP, sublinhando que foi celebrado um acordo de intenção de proposta de financiamento. As partes ficaram somente na fase de negociação com investidores angolanos porque estavam a depender, “fundamentalmente”, de uma “prova de fundo”.

Norberto Garcia afirmou que o encontro da UTIP com os empresários tailandeses, em que participaram igualmente representantes de várias instituições, públicas e privadas, tinha como objectivo estabelecer parcerias com empresários nacionais e outros interessados.

O gestor disse que as únicas pessoas do grupo de investidores tailandeses com quem teve contacto foram o co-réu Raveeroj Richoteanam e a ré Celeste de Brito.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »