Portal de Angola
Informação ao minuto

SME instala sistema de emissão de vistos

CABINE DO SME NO AEROPORTO DE LUANDA (FOTO: LINO GUIMARAES)

De acordo com o Jornal de Angola, o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) conta com um sistema para emissão de vistos de turismo, actividades culturais e de pequenos negócios para cidadãos estrangeiros que entram no território angolano através do posto fronteiriço de Massabi, município de Cacongo, Cabinda.

Em declarações à imprensa ontem, o terceiro sub-chefe de Migração, José Puna, porta-voz da Direcção Provincial do SME em Cabinda, esclareceu que existe um método de gestão documental específico em rede junto do posto fronteiriço de Massabi, que estabelece a isenção e a facilitação dos procedimentos administrativos.

O responsável indicou que o visto abrange cidadãos da União Europeia, Ásia, Américas e Oceânia que utilizam a via de Massabi para entrar em território nacional.

O equipamento, composto por dois computadores, emite vistos desde Agosto do ano passado, cujo objectivo é facilitar a entrada de estrangeiros que pretendem realizar visitas de carácter turístico, recreativo, cultural, desportivo e de negócios num período de 30 dias, prorrogáveis até 90 dias.

O visto tem múltiplas vantagens para os estrangeiros que pretendem entrar em Angola por aquela via, uma vez que podem, a partir do seu país de origem, solicitar instruções e formalidades ao SME, por via de uma carta de pré-autorização, fazendo-a presente no posto de fronteira de Massabi, onde é estampado o visto de turismo.
José Puna referiu também que o visto tem múltiplas validades para entrada no país até 30 dias e 90 dias durante o ano.

O equipamento funciona apenas no posto fronteiriço de Massabi, onde se regista o maior movimento migratório de estrangeiros, sobretudo europeus que entram no país através da fronteira de Massabi, a partir de Ponta Negra, República do Congo.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »