Portal de Angola
Informação ao minuto

Ruptura em conduta priva Ndalatando de água potável

CUANZA NORTE: TRABALHOS DE RESTABELECIMENTO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA A NDALATANDO (FOTO: DINIZ SIMÃO)

A cidade de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, está desde a manhã de hoje (segunda-feira) privada do abastecimento de água potável, devido a uma ruptura na principal conduta de transporte do produto.

Segundo o administrador para a área técnica da Empresa de Águas e Saneamento do Cuanza Norte (EASCN), Trôem Zangui, em declarações à Angop, a interrupção foi originada por um rompimento brusco na tubagem de 500 milímetros, que conduz a água a partir da Estação de Tratamento de Cawabe, ao reservatório principal, localizado no bairro Miradouro e dai para as diferentes zonas da cidade

Precisou que a água que saiu da conduta abriu uma cratera no asfalto, condicionando a circulação rodoviária numa faixa da estrada nacional 230, no sentido Malanje/Luanda.

Os técnicos da empresa estão no local a proceder a avaliação dos estragos para iniciarem os trabalhos de reparação da conduta, cuja tubagem para a substituição tem de ser adquirida em Luanda.

O responsável não indicou um horizonte temporal para os trabalhos da reparação.

“Vamos ter de trabalhar a um ritmo acelerado, visto que esta é a principal conduta que alimenta todo o sistema de distribuição da cidade”, assegurou o responsável,

Disse ainda que cidade e os bairros ao seu redor ficarão totalmente privados do abastecimento de água até à conclusão dos trabalhos, por inexistência de fontes alternativas de distribuição, como camiões cisternas.

Esta é a segunda ruptura registada na mesma conduta em menos de um ano, mas em pontos diferentes, uma situação atribuída à falta de manutenção do sistema.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »