Em causa está o distanciamento entre o Governo e os partidos independentistas catalães.
De acordo com o Notícias ao Minuto que cita a agência EFE, o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez ameaça convocar eleições gerais para o dia 14 de abril. A possibilidade de Sánchez avançar para eleições antecipadas está relacionada com a incerteza em torno da aprovação dos orçamentos gerais do Estado para 2019, que vão ser debatidas a partir desta terça-feira no Congresso espanhol, mas principalmente com o distanciamento entre o Governo e os partidos independentistas da Catalunha.
Ainda este domingo Madrid foi palco de uma manifestação convocada pela direita espanhola com o principal partido da oposição, o Partido Popular, à cabeça mas no qual também marcaram presença o Ciudadanos e o Vox, um partido da extrema-direita.
Estes partidos pediram eleições antecipadas a Sánchez e aumentaram a pressão sobre o líder do governo de Espanha.
A concretizar-se esta intenção do primeiro-ministro, as eleições teriam de ser marcadas já na próxima semana, mais precisamente no dia 19 de fevereiro, de forma a serem cumpridos os 54 dias previstos na lei para o agendamento de eleições.