Portal de Angola
Informação ao minuto

Noites Amenas apresenta história de superação de Alberto Moma

(DR)

Alberto Moma cuja história de superação é bastante tocante, vai ser homenageado no dia 20 de Fevereiro, das 17h30 as 20h00, no hotel 3J, no âmbito do projecto cultural Noites Amenas- Vozes dos Heróis Anónimos, da Associação dos Jovens Amigos da Literatura, AJAL.

O projecto conta com a parceria do hotel 3J e vai já na sua segunda edição, depois de homenagear na primeira, no dia 16 de Janeiro, Elevino Bonga, o pai de oito filhos que chegou a construir seis casas, zungando rebuçados nos autocarros.

De acordo com a porta voz da Associação Teresa Cassoma, para esta edição, a organização traz uma história que vai comover as pessoas. Um jovem, que apesar de andar na cadeira de rodas com os membros imobilizados, é artista plástico e prepara-se para a sua primeira exposição individual.

“Alberto Moma nasce em 1992, com seis quilograma e cheio de saúde, que aos três anos já ajudava o pai, conduzindo carro de mão. Ainda com os três anos foi afectado por uma doença que lhe paralisaram os membros superiores e inferiores, onde só era possível mover a cabeça. A esperança dos país apontavam para uma melhoria do filho, mas infelizmente, Moma vive até hoje na cadeira de roda. Apesar das dificuldades e limitações, Moma entrou na escola. Estudou até a 10ª classe e hoje é um artista plástico”, conta Teresa Cassoma, para quem a história é heróica e própria para lacrimejar.

Segundo Teresa Cassoma, o homenageado vai partilhar a sua história, dando oportunidade às pessoas que acorrerem ao evento de reflectirem profundamente sobre a vida e decidirem entre dois caminhos: luta pela vida ou fracassar.

“Este é justamente o objectivo do projecto. Enaltecer, de um lado, o grande exemplo desses heróis que muitas vezes passam-se por despercebidos e por outro lado, ajudar os jovens, famílias e não só, a mudar de vida, através de outros exemplos de vida”, disse a porta voz.

O hemenageado vai pintar um quadro diante dos presentes. Segundo Teresa Cassoma, a entrada é gratuita, mas as pessoas podem fazer as sua ofertas ao homenageado, que encontra dificuldades para conseguir matérias primas, necessárias para o acabamento da sua exposição individual.

A Associação dos Jovens Amigos da Literatura é uma organização juvenil socioliterária e cultural, lavrada na Conservatória dos Registos do Kuanza-Sul- Sumbe, com o Nº 74406 de acordo com o Decreto 92/82 de 18/10/82 do Conselho de Ministros e publicada na Série – IIIª do Diário da República Nº 228 de 28/11/2011. É de âmbito nacional e de carácter filantrópico.

Tem como missão revolucionar o modo de ser, de pensar e de agir dos jovens, articular políticas que garantam a solidificação do ensino de base, Iº e IIº ciclo, através da conduta dos seus membros, da formação e da criação de projectos sociais, bem como criar equipa de jovens compromissados consigo mesmos e com a sociedade, que se dão altruistamente para a dinamização das comunidades.

Seus valores resumem em três sílabas: PEDIFE, Perseverança, Disciplina e Fé.

___________________________
Para mais informações:
Ajal.amigos@gmail.com
+244 992689442/929045231

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »