Portal de Angola
Informação ao minuto

Ana Dias lidera a África Austral

(Foto: Quintiliano dos Santos)

As questões ambientais a nível do continente estão sob a alçada do Departamento da Economia Rural e Agricultura da União Africana, que nomeou as Primeiras-Damas parceiras e líderes locais da campanha de combate ao uso do plástico, escreve o Jornal de Angola.

Para a África Austral, a “campeã” é a Primeira-Da-ma de Angola, Ana Dias Lourenço, que é coadjuvada pela sua homóloga do Botswana. Na África Central, a campanha é liderada pela Primeira-Dama do Congo, que tem como “co-campeã” a Primeira-Dama do Gabão. Para África Oriental, as eleitas são as Primeiras-Damas do Rwanda e do Quénia, ao passo que para África do Norte foram indicadas as Primeiras-Damas do Egipto e da Mauritânia.
As Primeiras-Damas da Gâmbia e do Gana respondem pela região Ocidental.

Elogios aos membros

A “Declaração das Primeiras-Damas de África, de Addis Abeba, de 10 de Fevereiro de 2019” elogia os Estados-membros da União Africana que já tomaram medidas internas sobre a matéria, proibindo o uso de plástico, tendo em conta os efeitos que exerce sobre o ambiente.

No documento, as Primeiras-Damas encorajam os Estados-membros da União Africana a encontrar soluções inovadoras que sirvam de alternativa ao uso do plástico, incluindo conhecimentos indígenas, numa tácita alusão aos cestos artesanais e artefactos afins.

Na nota da campanha, apresentada, o Departamento da Economia Rural e Agricultura da União Africana salienta que há uma preocupação crescente em rela-ção ao alto volume de sacos plásticos espalhados pelas capitais dos países-mem-bros. “Estima-se que o plástico representa cerca de 10 por cento do lixo que geramos”, lê-se no documento.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »