Portal de Angola
Informação ao minuto

Sérvios protestam contra presidente Vucic pela 10.ª semana consecutiva

(KOCA SULEJMANOVIC/EPA)

De acordo com o Observador que cita a Lusa, milhares de pessoas desfilaram em Belgrado, capital da Sérvia, em protesto contra o presidente, Aleksandar Vucic, uma iniciativa que já decorre há 10 semanas consecutivas.

Os manifestantes, que se espalharam também para fora da capital, acusam Vucic de sufocar a imprensa e a democracia do país balcânico. O presidente nega as acusações e a imprensa sob seu controlo apelida os protestantes de fantoches ocidentais.

Vucic, que já começa a demonstrar nervosismo perante os protestos, segundo a agência de notícia AP, é um antigo nacionalista pró-Rússia que diz agora que quer a Sérvia na União Europeia.

Os protestos começaram depois de em novembro passado um político da oposição ter sido agredido por malfeitores.

Hoje, os manifestantes concentraram-se em frente dos edifícios da estação pública de televisão e do jornal Politika, que são controlados por Vucic.

O Presidente está atualmente a visitar o país, numa tentativa de diminuir a crescente insatisfação popular em relação ao governo.

Esta semana, no seu relatório anual, a organização não governamental norte-americana Freedom House considerou a Sérvia um país “parcialmente livre”. Até agora a Sérvia era considerada um país “livre”.

Na quinta-feira a primeira-ministra, Ana Brnabic, rejeitou o relatório.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »