Smiley face

Médico chinês operou um animal à distância através da rede 5G

0 42

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

De ao Maistecnologia, a cirurgia (remoção de um rim) foi feita a um animal que estava num laboratório a cerca de 48 quilómetros de distância, resultado de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa do Sudeste da China Unicom, em Fujian, e o Hospital da Universidade de Medicina.

O 5G é uma das tecnologias que promete impulsionar todos os tipos de mudanças e entre elas está a cirurgia teleassistida.

A cirurgia durou cerca de uma hora. Durante esse tempo, o médico estava a trabalhar a distância, enquanto o braço robótico realizava toda a operação. As feridas do animal cicatrizaram completamente e os sinais vitais permaneceram estáveis.

Durante anos, os problemas de conexão e largura de banda eram os maiores problemas da cirurgia remota. Com redes 5G, existe agora uma solução possível para as limitações mas, para já, os testes estão apenas a ser feitos em animais.

Liu Jingfeng, outro médico envolvido na operação, diz que este trabalho é uma prova de que a tecnologia 5G é viável para uso em tratamentos de longa distância.

Os especialistas consideram que ainda são necessários mais de cinco anos para que os robôs realizem esse tipo de operação de forma autónoma ou remota, mas o boom 5G pode ser um grande aliado para que tal aconteça.

O 5G irá revolucionar a cirurgia tele-assistida devido à sua baixa latência. Enquanto que com as redes usuais a latência é muito alta, com 5G uma latência de menos de 0,1 segundos é alcançada; um tempo de resposta suficientemente curto para que os movimentos ou erros do médico não sejam irremediáveis.

Com a rede 5G, a próxima geração de telecomunicações móveis poderá ser dez vezes mais rápida que a atual, mas que pode chegar às cem vezes.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »