Portal de Angola
Informação ao minuto

Escritora angolana Helena Dias em antologia no Brasil

Helena Dias representa a literatura angolana no Brasil (DR)

A escritora angolana Helena Dias está inserida na antologia de textos literários de escritoras negras afro-brasileiras a ser publicada a 20 deste mês, no Estado de São Paulo (Brasil), soube nesta terça-feira à Angop.

A antologia é uma aposta do projecto raízes e visa criar laços mais fortes entre o Brasil e os países africanos, por meio da arte.

A escritora angolana participa com 10 poemas no livro com o título “Negras de lá, Negras daqui”, que integra oito escritoras, quatro africanas (Angola, Moçambique e Camarões) e quatro afro-brasileiras.

O projecto raízes foi criado por Isidro Chiculo Sanene e Ermildo Saraiva Panzo que têm unido esforços para que a relação do Brasil, país em que residem, e os países africanos seja cada vez melhor a nível da transmissão de valores culturais, em honra das transcendências culturais África-Brasil, bem como contribuído para a promoção da cultura que une a diáspora africana e afro-brasileira.

O Projecto Raízes é um grupo formado por jovens artistas, académicos e activistas africanos residentes no Brasil.

O seu principal objectivo é a promoção e elevação da cultura africana no Brasil, valendo-se ao apoio da lei de incentivo a cultura, do programa Vai II, juntou uma coletânea de textos literários que resultou na obra “Negras de lá, negras daqui”.

Dentre a construção e massificação das múltiplas artes e cultura africana, o projecto se destaca com maior amplitude em actividades ligadas à literatura: promove a literatura africana e a integração cultural de todos os povos, incentivando e divulgando a possibilidade dos imigrantes a terem acesso a políticas públicas de cultura no Brasil, facilitar o acesso às expressões culturais dos países africanos e contribuir com o resgate histórico-cultural sobre a África e mostrar uma nova África por meio dos artistas ligados ao projecto.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »