Radio Calema
InicioCulturaDestaques CulturaConteúdos do ensino de base com pouco carácter sócio-cultural

Conteúdos do ensino de base com pouco carácter sócio-cultural

Os conteúdos ministrados nas escolas do ensino de base, no país, possuem pouco carácter sócio-cultural, atrasando, assim, a construção de uma sociedade com cidadãos com elevada formação social e cultural.

A constatação, segundo a Angop, é do escritor João Gabriel Deussíno, quando falava no acto de apresentação do seu livro “Em busca do conhecimento”, admitindo, também, que a eficácia e eficiência de qualquer sistema de ensino dependem da estrutura dos seus conteúdos.

Por esta razão, disse ser necessário rever os conteúdos que são ensinados nas escolas do ensino geral, dotando-os de um carácter que enfatize, em grande escala, questões inerentes à realidade sócio-cultural do país.

João Gabriel Deussíno disse ter sido está a motivação para escrever o livro que, segundo ele, enfatiza a componente do resgate dos valores morais e culturais, devido aos insucessos que se têm registado no país, como consequência do modo menos eficaz de transmissão da cultura nacional, por consistir ainda na oralidade.

O escritor angolano apelou o Ministério da Educação a operar uma mudança séria no actual paradigma do processo de ensino-aprendizagem, para bem das gerações actuais e as vindouras.

“Através da influência ocidental notamos a tendência dos cidadãos desfazerem-se dos costumes africanos, por falta de conhecimento da nossa própria realidade. É preciso, cada vez mais, reforçarmos a transmissão da nossa realidade sócio-cultural”, sugeriu.

No tocante ao seu livro, informou que o mesmo é composto por oito capítulos, distribuídos em 330 páginas, onde aborda os fenómenos religiosos em África, desde os primórdios da história, a génese da resistência monárquica africana, antes do surgimento dos partidos políticos, o tipo de democracia necessário para o continente e os valores das tribos no processo de unidade entre os africanos.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.