Radio Calema
InicioDestaquesBrexit "não está aberto para renegociação", diz Donald Tusk

Brexit “não está aberto para renegociação”, diz Donald Tusk

O presidente do Conselho Europeu reagiu à votação no parlamento britânico. Saudou a intenção dos deputados de evitarem uma saída sem acordo e quer que os próximos passos de Londres sejam clarificados, escreve o Notícias ao Minuto.

Apesar de ter conseguido uma pequena vitória no parlamento britânico que apoiou o acordo que Theresa May apresentou na semana passada, o chamado plano B, com a condição da primeira-ministra encontrar alternativas em Bruxelas para o ‘backtstop’ irlandês, a resposta de Donald Tusk não demorou e pode ser vista como um balde de água fria às intenções de May.

O presidente do Conselho Europeu alinhou no discurso que já tinha sido repetido várias vezes.

“Recebemos de bom grado e partilhamos a ambição do parlamento britânico de evitar o cenário de uma saída sem acordo. Continuamos a pedir ao governo britânico para clarificar as suas intenções relativamente aos seus próximos passos o mais brevemente possível. O acordo de saída (negociado com a União Europeia) é e continua a ser a melhor e a única forma de garantir uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia”, sublinhou Tusk.

“O ‘backstop’ faz parte do acordo de saída e o acordo de saída não está aberto para renegociação. As conclusões de dezembro do Conselho Europeu são muito claras neste ponto”, acrescentou o responsável do bloco europeu.

Apesar do parlamento britânico ter rejeitado esta terça-feira uma extensão do prazo para o Brexit, Tusk referiu que a União Europeia estaria disponível para avaliar um eventual pedido de prolongamento do prazo para a saída.

Bruxelas vai “continuar as preparações para todos os desfechos, incluindo um cenário de saída sem acordo”.

O ‘backstop’, o mecanismo de salvaguarda para a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, continua a ser a questão fundamental. Faltam dois meses para a data limite para um acordo para o Brexit.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.