Radio Calema
InicioDestaquesCerca de 40 empresas inscritas para leilão de diamantes em Angola

Cerca de 40 empresas inscritas para leilão de diamantes em Angola

Cerca de 40 empresas, cinco delas angolanas, estão inscritas para o leilão de sete diamantes, um deles quase com 115 quilates, que vai decorrer “online” a 30 e 31 deste mês, indicou o presidente da empresa estatal diamantífera, escreve o Mercado.

Numa conferência de imprensa, em Luanda, para o anúncio oficial da iniciativa, o PCA da Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam), Eugénio Bravo da Rosa, salientou que o leilão, através de uma plataforma electrónica, contará com licitações fechadas, pelo que ninguém saberá das ofertas uns dos outros.

As licitações das sete “pedras especiais” (assim consideradas por ultrapassarem os 10,8 quilates), podem começar a ser efectuadas a partir de quarta-feira na plataforma www.sodiamsales.com, encerrando às 12:00 de quinta-feira.

Os resultados do leilão serão divulgados ou na tarde de quinta-feira ou na sexta-feira de manhã, garantiu Eugénio Rosa.

“Queremos fazer de Angola uma praça de relevo no mercado diamantífero mundial, agora que o país tem uma nova política para o sector, que lhe deu a modernização e uma maior transparência, dando-lhe também credibilidade e maior eficácia e colocando-a nos patamares internacionais”, sublinhou Eugénio Rosa, salientando que a mudança de paradigma “veio para ficar”.

Os sete diamantes – de 114,94, 85,24, 75,62, 70,08, 62,05, 46,17 e 43,25 quilates – são todos oriundos da Sociedade Mineira do Lulo, na província da Lunda Norte, “zona que tem um grande potencial para novas pedras especiais”.

Nesse sentido, o presidente do Conselho de Administração da Endiama, empresa diamantífera, José Manuel Ganga Júnior, admitiu a possibilidade de Angola vir a participar, até ao final do ano, “em cinco ou seis” leilões em plataformas internacionais, tudo dependendo da “quilatagem” dos diamantes que, entretanto, forem encontrados no Lulo.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.