Radio Calema
InicioAngolaRegiõesBengo: Dande celebra aniversário com homenagem a personalidades do município

Bengo: Dande celebra aniversário com homenagem a personalidades do município

Uma homenagem a personalidades que se destacaram ao longo dos tempos marcou o 89º aniversário do município do Dande, na província do Bengo, que hoje, 27 de Janeiro, se assinala.

Segundo informa Angop, na cerimónia presidida pela administradora municipal, Anastácia de Vasconcelos e testemunhada pelo vice-governador, António Martins, foram distinguidos com diplomas de mérito o músico Titi Matias, Benvindo Samuel de Carvalho (professor) e Francisco Garcia da Silva (funcionário do ano da Administração Municipal do Dande).

Foram igualmente distinguidos Jesus Pedro Mateus (campeão do mundo em futebol paralímpico), Paulo António Garcia (antigo funcionário da Fazenda Tentativa na Açucareira), Sebastião José (comandante do grupo carnavalesco Bula Mbula) e a título póstumo Francisco Pedro Neto “dembo Salamubemba”.

Para assinalar o 89º aniversário do do município do Dande foram realizadas diversas acções, com realce para uma mesa redonda sobre a história do Dande, workshop sobre o papel do citadino no desenvolvimento sustentável do município, campanha de limpeza, culto ecuménico, feira de artes e gastronomia, espectáculo músico-cultural e actividades desportivas.

Na ocasião, a administradora municipal, Anastácia de Vasconcelo, frisou que aposta numa governação participativa em que os munícipes são chamados a dar as suas contribuições para melhorar o município.

Composto pelas comunas de Barra do Dande, Caxito, Mabubas, Kicabo e Úcua, o município do Dande é o mais populoso da província do Bengo com 222.528 habitantes, representando 62 porcento da população e a segunda maior densidade da província (37 habitantes por quilómetro quadrado), de acordo com os dados definitivos do Censo 2014.

No município do Dande existem importantes monumentos e sítios históricos até hoje preservados como o edifício do Chalé (ou challet) onde funciona actualmente o Governo do Bengo.

Entre os monumentos, destaca-se a Igreja Católica da Nossa Senhora Santa Ana, padroeira de Caxito, cujas festas constituí um dos eventos culturais mais importantes celebrados pelos habitantes do Bengo.

Entre os vários encantos turísticos do município do Dande, destaca-se o Açude (que ilustra o verso da nota de dois mil Kwanzas), a praia da Pambala, nos Libongos, e as falésias da Barra do Dande, que concorreram às sete maravilhas de Angola.

É no Dande, mais propriamente na localidade da Kinjanda, onde podemos encontrar a estátua do “Jacaré Bangão”, símbolo mítico da cultura da província do Bengo, que segundo a lenda popular decidiu pagar o imposto ao chefe do posto colonial, responsável por assegurar esta obrigação fiscal.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.