Radio Calema
InicioAngolaRegiõesINAD destrói mais de três mil engenhos não detonados no Bengo

INAD destrói mais de três mil engenhos não detonados no Bengo

Três mil 698 engenhos explosivos diversos não detonados foram destruídos hoje, sexta-feira, na localidade do Icau, município do Dande, província do Bengo, pela Brigada do Instituto Nacional de Desminagem (INAD).

Dos engenhos explosivos constam sete minas anti-pessoais, duas minas anti-tanque, 226 abuses de morteiros, 113 projécteis, uma bomba, sete granadas, três mil 60 munições de baixo calibres e 235 espoletas.

O facto foi avançado à Angop, em Caxito, pelo chefe do Departamento Provincial do INAD do Bengo, Filipe Diamonica, tendo salientado que os engenhos explosivos foram recolhidos nas localidades da Quiminha (Luanda), Ambriz, Pango Aluquém, Bula Atumba.

Salientou que a actividade decorreu no âmbito do Programa Nacional de Desminagem, que visa diminuir os acidentes e incidentes com minas, de modo a garantir a livre circulação de pessoas e bens.

Referiu que para este ano estão agendados trabalhos de recolha de engenhos explosivos nas localidades do Zala, Úcua, Bucula,Lembeca, Pango Aluquém e Bula Atumba, sendo considerada zonas iminentes de minas.

Fez saber que em 2018 a brigada de desminagem do INAD, que conta com 54 técnicos, não registou nenhum caso de morte e de ferimento por motivo de engenhos explosivos, fruto de trabalho de sensibilização da população, recolha e limpeza de campos minados realizados em colaboração com o governo através de uma comissão multissectorial.

Apelou à população a estar atenta aos objectos estranhos e informar às autoridades.

Filipe Diamonica informou que ainda hoje, sexta-feira, o INAD encerrou uma acção de refrescamento da qual participaram 32 técnicos, que abordaram matérias relacionadas com desminagem no sentido de estarem melhor preparados para a realizaram a sua actividade.

Durante o seminário, ressaltou, os especialistas discutiram assuntos como a desminagem humanitária, introdução, princípios gerais de liderança, responsabilidade pessoal, equipamentos de segurança pessoal, procedimentos básicos de primeiro socorro e do exercício prático da limpeza das áreas minadas.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.