Radio Calema
InicioCulturaDestaques CulturaCongresso da mocidade Baptista junta centenas de fiéis no Lobito

Congresso da mocidade Baptista junta centenas de fiéis no Lobito

Perto de trezentos fiéis da Igreja Convenção Baptista de Angola (CBA) participam desde a última quinta-feira até sábado, na cidade do Lobito, em Benguela, no 18º Congresso Nacional da Mocidade, com a finalidade de despertar os jovens para serem vocacionados na sociedade.

“Vocacionados – Todos Somos Chamados Para o Serviço” é o tema do Congresso, promovido pelo Departamento da Mocidade da Convenção Baptista de Angola e que tem como objectivos reflectir sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento da Mocidade, sobretudo a expansão da igreja e as novas estratégias de evangelização.

Segundo o pastor José Osvaldo Henrique, coordenador da Comissão de Relações Públicas e Protocolo do Departamento da Mocidade, essa temática do evento surge da necessidade de desafiar a juventude Baptista para ser vocacionada, tanto dentro na igreja, quanto nas instituições sociais.

Em declarações à Angop, o também porta-voz do encontro, que reúne jovens de várias partes do país, aponta que a ideia é levar os jovens a perceberem que os vocacionados não são só os pastores ou missionários, mas também todo o “filho de Deus” que procura solucionar os problemas da sociedade, a exemplo dos médicos, professores, jornalistas, entre outros.

Para o pastor José Osvaldo Henrique, a vocação da juventude vai além “das fronteiras da igreja” e estende-se também pelo mundo afora, manifestando-se através de várias profissões, como de mecânico ou de jornalista.

Aquele responsável lembra que os jovens, abaixo dos 25 anos, constituem um terço da população angolana (conforme o Censo 2014) e, por isso, o compromisso deles é assumir diante de Deus a missão de continuar a protagonizar boas acções para o país, sem perder de vista a sua vocação.

“Se Angola vai mudar, vai mudar com os jovens”, reforçou, destacando que os jovens angolanos são chamados para serem influência positiva neste mundo, por um lado, e por outro, agentes do Reino de Deus e resposta para os problemas com que o país se confronta.

Ido da província do Huambo, o responsável pela Comissão de Relações Públicas e Protocolo do Departamento da Mocidade da CBA aponta que, apesar dos enormes desafios que enfrentam, os jovens angolanos estão comprometidos com a transformação do país, principalmente nos sectores da Educação e Saúde.

Paradoxalmente, disse, existem também jovens que se excluem do processo de cidadania, envolvendo-se na criminalidade ou outros males sociais, daí a necessidade da Igreja Baptista discutir e debater sobre esta problemática e as formas de ajudar.

O programa do 18º Congresso Nacional da Mocidade da Convenção Baptista de Angola, que se prolonga até ao dia 26 de Janeiro, conta com palestras sobre os temas: “Cumprindo a missão de Deus na Política”, “Política partidária convém ou não para o cristão” e “Juventude, Sexualidade e Resgate de valores do Reino”.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.