Radio Calema
InicioOutrasExecutivo vai conceder bolsas nas melhores universidades mundiais

Executivo vai conceder bolsas nas melhores universidades mundiais

De acordo com a Angop, o Conselho de Ministros aprovou nesta quinta-feira um programa que visa incentivar e apoiar, anualmente, a formação pós graduada de 300 licenciados angolanos nas melhores universidades do mundo.

Segundo o comunicado de imprensa da I sessão, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, o programa deverá beneficiar licenciados com elevado desempenho académico, através da atribuição de bolsa de estudo de mérito.

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo esclareceu que a medida visa dotar o país de quadros formados nas melhores universidades mundiais.

Salientou que o programa, a ser implementado até 2022, priorizará a formação nos domínios das engenharias, tecnologias e ciências médicas.

Contempla cidadãos nacionais bolseiros no exterior do país a fazer formação, sem que sejam obrigados a novos testes de admissão.

Disse que os candidatos serão seleccionados por jurados idóneos, mediante critérios transparentes, podendo ser composto por nacionais e estrangeiros.

Os beneficiários serão submetidos a testes de conhecimentos e deverão assumir um compromisso que os obrigue a regressar ao país depois da formação.

Maria do Rosário Bragança Sambo disse que o programa prevê uma verba anual de 11 mil milhões e kwanzas, bem como um milhão de dólares para apoiar acções de investigação científica.

Admitiu a possibilidade de começar a ser implementado a partir do próximo ano, uma vez que o OGE corrente não prever tais despesas.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.