Radio Calema
InicioAngolaRegiõesSaúde pública regista mais de 60 mortes maternas em 2018

Saúde pública regista mais de 60 mortes maternas em 2018

Sessenta e três mulheres grávidas morreram vítimas de malária, hemorragia pós-parto e eclâmpsia (mais 7 comparativamente ao ano de 2017), em unidades hospitalares da província de Malanje, durante o ano de 2018.

A informação foi dada hoje (terça-feira) à Angop pela Supervisora Provincial de Saúde Reprodutiva, Assunção Magalhães, à margem de uma formação sobre “avaliação e actualização do programa de saúde reprodutiva nos municípios”, que decorre desde segunda-feira, nesta cidade.

A responsável referiu que a maior parte das mortes ocorreram no hospital provincial materno-infantil, resultantes de nove mil 984 partos (mais 160 em relação ao ano anterior), com nove mil e 550 nados vivos e 434 mortos.

Por outro lado, a fonte precisou que este ano 66 mil e 484 mulheres grávidas aderiram às consultas pré natais, mais cinco mil e 983 relativamente ao ano 2017, enquanto o planeamento familiar teve fraca adesão, sobretudo nas zonas rurais, devido a certos tabus por parte da população.

Diante disso, adiantou que serão realizadas palestras nas comunidades este ano, para sensibilizar as famílias sobre a importância e necessidade de se efectuar o planeamento familiar e evitar gravidezes indesejadas, entre outras consequências.

Relativamente ao seminário, a responsável considerou ser pertinente a sua promoção, na medida em que visa ajudar a colmatar problemas inerentes a saúde reprodutiva da mulher, acrescentando que o departamento de saúde pública prevê para 2019 a expansão de campanhas de sensibilização e divulgação em línguas nacionais, sobre a importância das consultas pré natais, no seio das comunidades.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.