Radio Calema
InicioDestaquesFortuna dos mais ricos do mundo aumentou em 2,5 mil milhões de...

Fortuna dos mais ricos do mundo aumentou em 2,5 mil milhões de dólares por dia

De acordo com o Economia Online, o número de multimilionários quase duplicou desde a crise financeira. E a fortuna destes continua a crescer. Aumentou 900 mil milhões em 2018.

Em 2018, por cada dia que passou, a fortuna dos multimilionários aumentou em 2,5 mil milhões de dólares. Ficaram 900 mil milhões de dólares mais ricos, isto ao mesmo tempo que os mais pobres viram a sua riqueza encolher ainda mais, revelam os dados da Oxfam.

Num relatório realizado especialmente em antecipação do Fórum Económico Mundial, que se realiza em Davos, a Oxfam aponta para o crescimento da desigualdade no mundo, com as fortunas dos mais ricos a crescerem 12% num ano em que a dos restantes encolheu em 11%.

A título de exemplo, a fortuna do homem mais rico do mundo, o líder da Amazon, Jeff Bezos, cresceu para os 112 mil milhões de dólares em 2018. Cerca de 1% da sua riqueza é equivalente a todo o orçamento para a saúde da Etiópia, um país que tem 105 milhões de habitantes.

Atualmente, os 26 mais ricos do mundo detêm os mesmos bens do que 3,8 mil milhões de pessoas, revela o relatório da Oxfam, que tem por base os dados da Forbes e do Credit Suisse. Em 2017, contavam-se 43 pessoas cuja riqueza equivalia à de metade da população, e em 2016 eram 61.

A Oxfam salienta que “o número de multimilionários no globo quase duplicou desde a crise financeira”, sendo que “nasceu” um novo multimilionário a cada dois dias entre 2017 e 2018. Apesar disso, a fiscalidade aplicada sobre a fortuna destes multimilionários, mas também sobre as empresas, “está em mínimos de décadas”.

A organização indica que, se o 1% mais rico pagasse 0,5% de imposto extra sobre a riqueza, angariava-se mais dinheiro do que os custos de educar as 262 milhões de crianças que não estão inscritas na escola, e de fornecer assistência médica que salvaria a vida de 3,3 milhões de pessoas.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.