Radio Calema
InicioDestaquesTailandês reafirma validade do cheque de 50 mil milhões

Tailandês reafirma validade do cheque de 50 mil milhões

O empresário tailandês Raveeroj Ritchoteanan, um dos réus no caso Burla Tailandesa, reafirmou nesta sexta-feira, em Luanda, a autenticidade do cheque de USD 50 mil milhões.

No segundo dia do julgamento do caso “Burla Tailandesa”, que decorre na 1ª Câmara Criminal do Tribunal Supremo, o réu, de 51 anos de idade, disse possuir mais de 50 mil milhões de dólares para investir em projectos sociais e económicos, por meio da sua empresa, a Centennial Energy Company, Limited.

Classificou de “falso” o documento remetido pelo Banco de Negócio Internacional (BNI) à Procuradoria-Geral da República, em que supostamente o Banco Central Filipino nega ter emitido o cheque, por não possuir características de ser emitido via código swift (sistema de comunicação interna entre bancos).

Na audição, que durou mais de seis horas, prometeu apresentar provas, nas próximas sessões de julgamento, da existência do montante que está depositado na filial do Banco Central de Filipinas, sedeado nos Estados Unidos da América.

O corpo de juízes e procuradores, perante tais argumentos, prometeram nas próximas audições apresentar documentos originais do banco filipino que nega a autenticidade, bem como a presença de um técnico bancário para mais esclarecimentos.

O advogado do réu, Carlos Salumbongo, apoiou a posição do seu constituinte, confirmando a autenticidade do cheque. “Só o tempo dirá. Vamos fazer valer este documento nas próximas sessões”, garantiu.

Questionado como veio a Angola, informou ter recebido supostas cartas de chamada do Fundo de Apoio Social (FAS), da extinta Unidade Técnica de Investimento Privado (UTIP) e da Vice-presidência da República.

A sessão ficou marcada pela interrupção da sessão pelos advogados, devido à “perturbação da audiência”, protagonizada pelo primeiro intérprete do réu Raveeroj Ritchoteanan, que era pouco esclarecedor, tendo os juízes prontamente autorizado a introdução de um outro intérprete, três horas depois do início da sessão.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.