Radio Calema
InicioAngolaSociedadeCandidatos na ordem dos médicos com 10 dias para regularizar processos

Candidatos na ordem dos médicos com 10 dias para regularizar processos

A Comissão Nacional Eleitoral da Ordem dos Médicos de Angola deu, nesta sexta-feira, em Luanda, 10 dias aos candidatos a bastonários para regularizar a situação relativa as inscrições da população votante.

Segundo avança Angop, falando em conferência de imprensa, a presidente da comissão eleitoral, Ana Verissímo da Costa, avançou que durante a verificação e avaliação das candidaturas constatou-se irregularidades nos processos relativos a subscrições válidas, de acordo com estatuto e regulamento eleitoral.

No entanto, essa posição contrasta com o ponto de vista dos candidatos Miguel Mateus, Elisa Gaspar e Mário Fresta que, na quarta-feira, 16, afirmaram ter perdido a total confiança da Comissão Nacional Eleitoral devido as irregularidades do processo a nomeação ilegal da comissão eleitoral, por não obedecer o estabelecido nos estatutos nem mesmo a eleição do seu presidente, bem como erros na constituição das comissões eleitorais provinciais e actos contínuo, publicação dos cadernos eleitorais e o cumprimento do calendário por ela mesmo aprovado.

Os três afirmaram, igualmente, que ponderam convocar uma reunião médica nacional, nos próximos dias, para avaliar situações que consideram ilegais no processo eleitoral desta organização.

Durante a sua intervenção, a presidente da comissão eleitoral avançou, que de acordo com o artigo 49 do estatuto e 15 e 21.2 do regulamento eleitoral, nenhum dos candidatos atingiu a percentagem regulamentada de 15 por cento para que a sua lista fosse aprovada.

O acto eleitoral, cujo vencedor vai substituir o também médico Carlos Pinto, está marcado para Fevereiro de 2019.

Estão inscritos na Ordem dos Médicos 6.479 profissionais, sendo 5.491 angolanos e 988 estrangeiros.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.