Portal de Angola
Informação ao minuto

Futebol: O que vai acontecer em 2019?

Taça das Nações Africanas (DR)

Ano de estreia da Liga das Nações e 32ª edição da Copa de África das Nações (CAN). Segundo avança a DW África, Inglaterra e Alemanha prometem ter luta pelo título até ao fim. A 1 de junho, quem erguerá o troféu mais cobiçado, a Liga dos Campeões?

CAN 2019
É ano da Taça das Nações Africanas. A 32ª edição da prova organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF) vai jogar-se no Egito, entre os dias 7 e 30 de junho, depois dos Camarões terem perdido a organização do evento, devido à falta de infraestuturas. Ora jogando em casa, o Egito parece ser um sério candidato à vitória, liderado pelo Melhor Jogador Africano de 2018, Mohamed Salah.

“Premier League”
Parece ser o duelo mais imprevisível da Europa. Manchester City, atual campeão inglês, persegue o Liverpool, atual líder do campeonato. Com o Arsenal numa inconstante exibição, Manchester United a recuperar pontos pós-Mourinho e o Tottenham a falhar nos momentos mais importantes, “citizens” e “reds” prometem uma luta épica. Liverpool não é campeão desde 1990.

Bundesliga
O Borussia Dortmund está no bom caminho para destronar o Bayern de Munique, hexacampeão alemão. Marco Reus (foto) tem sido a grande figura da equipa de Signal Iduna Park, os novos campeões de inverno. A segunda volta promete ser uma das mais concorridas dos últimos anos, na Bundesliga. O Dortmund, que não é campeão desde 2012, parte na frente.

Liga Italiana (Serie A)
Ronaldo foi o negócio do ano e a Juventus tornou-se ainda mais forte. Heptacampeã italiana, a equipa de Turim, mais do que o octacampeonato, a Juventus vai atacar a Liga dos Campeões, prova que perdeu nas finais de 2014/2015 e 2016/17, e que foge desde 1996. Na Serie A, a Juventus leva nove pontos de avanço do 2º (Napoli).

Liga Espanhola
É o melhor marcador de sempre da Liga Espanhola. Messi chegou aos 400 golos em 435 jogos pelo Barcelona no campeonato espanhol. O capitão lidera o Barcelona, atual campeão espanhol e principal candidato a renovar o título de campeão em Espanha. Longe dos tempos deslumbrantes do “tiki-taka”, o Barcelona vai chegando para as despesas internas.

Liga Portuguesa
É um dos rostos do atual campeão nacional, FC Porto. O maliano, Moussa Marega, foi o joker do título de campeão dos portistas, recuperado cinco anos depois. Este ano, os “dragões” lideram o campeonato com cinco pontos para o Benfica, 2º da Liga. O FC Porto está ainda nos oitavos da Liga dos Campeões, meia-final da Taça de Portugal e da Taça da Liga. Promete títulos a equipa de Sérgio Conceição.

Luka Modrić
Depois de uma década sob o domínio de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, apareceu uma cara “nova”. Luka Modrić “limpou” os principais prémios de melhor jogador que havia para conquistar. Melhor Jogador da Europa (UEFA), “FIFA The Best” e a Bola D´Ouro (France Football). Eis o melhor do mundo em 2018. Começou uma nova era?

Liga das Nações
Ano ímpar, significa ausência, quer do Mundial, quer do Europeu de futebol. Mas, este ano vai-se jogar a primeira edição da Liga das Nações, campeonato bianual de seleções europeias. De setembro a novembro de 2018, 55 paises jogaram por um lugar na final-four da competição. Portugal, país anfitrião da prova, vai jogar com a Suiça e Holanda vai medir forças com a Inglaterra.

Liga dos Campeões
É a primeira equipa a conquistar o “tri” neste novo formato de “Liga dos Campeões” (1992-). No entanto, as saídas de Zinédine Zidane e Cristiano Ronaldo desfalcaram o Real Madrid. As contas do campeonato estão problemáticas. No entanto, os galáticos são os melhores de sempre no que toca ao “mata-mata” na Liga dos Campeões. 13 vezes campeões europeus, têm que ser considerados favoritos… ou não?

José Mourinho
Fim de linha para um dos melhores treinadores que o futebol já conheceu. O “special one” não resistiu aos maus resultados e conflitos com alguns jogadores, acabou despedido do Manchester United, dois anos depois de ter chegado. Demitido do Benfica, Chelsea, Real Madrid e Manchester United, qual o próximo passo de “Mou” em 2019? Nova aventura ou reflexão?

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »