Radio Calema
InicioMundoAmérica CentralHondurenhos partem em nova caravana migratória para EUA

Hondurenhos partem em nova caravana migratória para EUA

Dezenas de hondurenhos caminhavam nesta terça-feira numa nova caravana em direção aos Estados Unidos, que segundo o presidente americano, Donald Trump, será a maior de todas.

“Estamos a ir por falta de trabalho e por causa da violência”, declarou Juan García, 52 anos, à AFP, enquanto caminhava ao longo da estrada, no escuro e com as roupas encharcadas pelas fortes chuvas.

Pelas redes sociais, pessoas anónimas convocaram a “Caravana migrante de 15 de janeiro”, que partiu da rodoviária de San Pedro Sula, a segunda maior cidade de Honduras.

Dois grupos, com cerca de 500 pessoas cada, seguiram para Agua Caliente (noroeste), na fronteira com a Guatemala e na rota para se chegar aos EUA.

A maior parte dos emigrantes são homens jovens, mas também há adultos, mulheres e crianças, algumas de colo.

Centenas de emigrantes conseguiram cruzar a fronteira para a Guatemala, após romper um cordão da polícia com cerca de 150 agentes, constatou a AFP.

Do outro lado, após dialogar com polícias guatemaltecos, os emigrantes comemoraram e gritaram “Fora JOH”, em referência às iniciais do presidente hondurenho, Juan Orlando Hernández.

Os emigrantes deveriam apresentar às autoridades migratórias guatemaltecas os seus documentos de identidade, mas a exigência foi ignorada.

A vice-chanceler de Honduras, Nelly Jeréz, informou que 60 menores foram impedidos de sair do país pela fronteira com a Guatemala no trecho de Agua Caliente, incluindo dez crianças desacompanhadas.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.