Portal de Angola
Informação ao minuto

SADC pede recontagem de votos na República Democrática do Congo

Eleitor vota em Kinshasa (DR)

Organização regional sugere também formação de governo de unidade nacional

Segundo a VOA, a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC, apelou ao governo da Republica Democrática do Congo para recontar os votos das eleições presidenciais.

A comissão nacional eleitoral da RDC declarou Felix Tshisekedi de vencedor nas eleições mas outro candidato da oposição Martin Fayulu disse que foi ele o vencedor.

Fayulu acusou Tshisekedi de fazer um acordo com o actual presidente Laurent Kabila para ser declarado vencedor, algo que Tshisekedi e Kabila negam.

A Igreja Católica disse anteriormente que a sua contagem indica que Tshisekedi não foi o vencedor das eleições e a declaração da SADC faz aumentar a pressão sobre o governo de Kinshasa para garantir que os resultados eleitorais serão aceites.

Os Estados Unidos, França, Bélgica e Grã-Bretanha expressaram preocupação com o resultado das eleições.

Numa declaração a SADC disse que uma recontagem dos votos serviria para “fornecer a necessária garantia para os vencedores e para aqueles que perderam”.

A SADC sugeriu também a formação de um governo de unidade nacional como meio para se alcançar “a necessária estabilidade para uma paz durável”

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »