Radio Calema
InicioDestaquesMalnutrição mata 164 crianças no Bié

Malnutrição mata 164 crianças no Bié

Cento e sessenta e quatro crianças menores de cinco anos morreram vítimas de malnutrição severa, em 2018, no Centro Nutricional Terapêutico (CNT) do município do Cuito, província do Bié, menos vinte e oito óbitos, em comparação a 2017.

Esse dado foi divulgado hoje, segunda-feira, à Angop, pela responsável do CNT do Bié, Dulce Cufa, tendo referido que em 2018 foram diagnosticados e tratados da doença mil e 22 menores, contra os 908 assistidos em 2017.

Reconheceu que a malnutrição continua a fazer muitas vítimas entre as famílias da região, principalmente nas mais desfavorecidas.

Explicou que o tratamento da malnutrição dura entre 30 a 60 dias, sendo os factores do aparecimento da doença o desmame precoce do bebé, carência alimentar, patologias prolongadas, bebés órfãos da mãe menores de seis meses de idade, entre outras causas.

Disse que para reduzir essa cifra de vítimas por malnutrição, o CNT está a realizar palestras sobre as formas de prevenção e combate à doença no seio da população.

Deu a conhecer que a criança com malnutrição apresenta sintomas como emagrecimento progressivo, edemas nos membros inferiores, falta de apetite, entre outros indicadores.

Acrescentou que para recuperar o seu estado de saúde, o menor deve ser alimentado a base do leite F75 e F100, Plumply-nut, bem como papas de farinha de milho e soja, respectivamente.

O CNT tem uma capacidade para internar 45 doentes, que são assistidos por 25 técnicos de saúde.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.