Portal de Angola
Informação ao minuto

Advogada melhoria das condições dos antigos combatentes

ANTIGOS COMBATENTES ( ARQ.) (FOTO: PEDRO MONIZ VIDAL)

O presidente da Associação dos Antigos Combatentes, Constantino dos Santos, defendeu hoje (segunda-feira) a criação de condições para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que lutaram pela independência de Angola.

Em declarações à Angop a propósito do 15 de Janeiro, Dia do Antigo Combatente, instituído pela Assembleia Nacional em 2011, o responsável afirmou que a sociedade tem de equacionar o problema desta franja da sociedade.

Para Constantino dos Santos, a condição de antigo combatente precisa ser repensada, esclarecendo o papel que o mesmo desempenhou para que Angola fosse um país independente e livre.

Considerando drástica a situação social dos antigos combatentes, o responsável manifesta a disposição dos mesmos em contribuir na construção de um futuro promissor com acções realistas e economicamente viáveis.

Apontou a constituição de cooperativas agrícolas e de prestação de serviços com recursos financeiros suficientes como uma das formas para não sobrecarregar o executivo no atendimento a esta franja da sociedade.

Constantino dos Santos salientou que não são necessários valores elevados para a constituição dessas cooperativas, pois com uma boa gestão se pode fazer muito.

Considera que a institucionalização do dia do antigo combatente, além de ser uma data de realce e apreço, serve de reflexão para os antigos combatentes, uma vez que se recorda o contributo que os mesmos deram para a independência do país.

Comemora-se a 15 de Janeiro, o Dia Nacional dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, uma data instituída e aprovada pela Assembleia Nacional, durante a sua primeira sessão plenária extraordinária de 2011, e escolhida para honrar os Acordos de Alvor.

Com 170 votos a favor, 21 contra e duas abstenções, a Assembleia Nacional institucionalizou o 15 de Janeiro como data de celebração nacional.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »