Portal de Angola
Informação ao minuto

Israel diz que completou a caça aos túneis do Hezbollah no Líbano

(DR)

Israel disse no domingo que completou uma busca por túneis do Hezbollah no Líbano, depois de descobrir pelo menos seis das passagens cavadas secretamente sob a fronteira pelos guerrilheiros apoiados pelo Irã.

Segundo avança a Reuters, a operação, divulgada por Israel no início de dezembro, provocou temores em ambos os lados de um surto. Israel, em coordenação com as forças de paz da ONU no Líbano, disse que não procurou escalada.

O Hezbollah e Israel lutaram pela última vez em uma guerra em 2006. Embora às vezes tenham trocado golpes dentro da Síria – onde o Hezbollah tem ajudado Damasco a derrotar os rebeldes – a fronteira entre Israel e Líbano tem ficado em silêncio.

Depois de relatar anteriormente a descoberta de cinco túneis, o Exército israelense disse que outro foi encontrado no sábado, a 55 metros de profundidade, atingindo “algumas dezenas de metros” de um ponto 800 metros no Líbano.

“Todos os túneis foram expostos e já foram destruídos ou serão destruídos”, disse aos repórteres o porta-voz do Exército, o tenente-coronel Jonathan Conricus.

“De acordo com nossas avaliações, não há mais túneis entrando em Israel”, disse ele, acrescentando que o Hezbollah manteve algumas instalações subterrâneas no lado libanês.

O Hezbollah não comentou sobre os túneis, cuja existência foi confirmada pelos mantenedores da paz da UNIFIL.

Citando informações de inteligência, Israel diz que os túneis foram preparados em segredo, durante um período de anos, como parte de um plano do Hezbollah para enviar até 1.500 combatentes em um choque contra suas comunidades e bases militares do norte durante qualquer guerra futura.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »