Portal de Angola
Informação ao minuto

Vietname alarga cooperação com Angola

Ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, recebe em Audiência Mguyen Manh Guong, embaixador vietnamita (Arq/DR)

O embaixador do Vietname em Angola, Nguyen Manh Cuong, informou, nesta sexta-feira, em Luanda, que o seu país pretende alargar a cooperação bilateral com Angola, nos domínios da agricultura e das telecomunicações.

O diplomata falava à imprensa, à margem de um encontro com o Presidente da República, João Lourenço, com quem analisou questões ligadas ao desenvolvimento da cooperação.

Actualmente, Angola coopera nas áreas de educação, saúde, construção e produção de equipamentos com o Vietname, com quem mantém relações desde 12 de Novembro de 1975.

A audiência serviu para Nguyen Manh Cuong despedir-se do Chefe de Estado angolano, após cumprir três anos como embaixador do Vietname em Angola.

Ainda nesta sexta-feira, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, abordou com o embaixador Mauritano, Hamadi Sid Ahmed El Dekaye, questões de interesse comum, com realce para a situação dos nacionais daquele país residentes em Angola.

O número de mauritanos residentes em Angola ronda os cinco mil, grande parte deles comerciantes.

De igual modo, o Presidente João Lourenço recebeu o enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, o diplomata belga Renier Nijfkenk.

No final do encontro, Renier Nijfkenk não prestou declarações à imprensa.

Entretanto, a Angop apurou que o enviado especial para a Região dos Grandes Lagos deixa hoje (sexta-feira) Luanda, com destino a Brazzaville, República do Congo, a fim de encontrar-se com o Chefe de Estado Congolês, Dennis Sassou Nguesso.

A República do Congo, por via do Presidente Dennis Sassou Nguesso, ocupa a presidência da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Criada em 1994, esta organização íntegra, além de Angola, o Burundi, República Centro-Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo (RDCongo), Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

A organização regional tem como missão resolver as questões de paz, segurança e humanitária, entre os estados membros.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »