Portal de Angola
Informação ao minuto

Tropas de choque da RDC enviada à Comissão Eleitoral antes do resultado das eleições

(Arquivo: AFP)

De acordo com a Reuters, a polícia de choque da RDC também assumiu posições ao longo da principal avenida da cidade, enquanto os congoleses queixavam-se de possível violência em meio a suspeitas de que o governo do presidente Joseph Kabila estava a negociar um acordo de divisão de poder com um candidato da oposição.

A eleição de 30 de dezembro deveria levar à primeira transferência democrática de poder do país da África Central em 59 anos de independência, mas um resultado disputado poderia desencadear o tipo de violência que eclodiu após as eleições de 2006 e 2011 e desestabilizar a volátil economia do Congo.

Em Pretória, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e seu homólogo da Zâmbia, Edgar Lungu, reuniram-se hoje, quarta-feira, e pediram à CENI que divulgasse rapidamente os resultados para manter a estabilidade.

Na semana passada, a África do Sul, antiga aliada de Kabila, uniu-se à Rússia e à China no Conselho de Segurança da ONU para impedir a divulgação de uma declaração proposta pela França que teria saudado a realização da votação, mas criticou a decisão do governo de cortar o acesso à Internet e alguns meios de comunicação.

A comissão anunciou na noite de terça-feira que iniciou “uma série de reuniões de avaliação e deliberações, no final das quais procederá à publicação dos resultados provisórios das eleições presidenciais”.

Uma fonte da CENI e um diplomata disseram esperar que os resultados sejam anunciados na quarta-feira. Outro diplomata, no entanto, disse que nem todos os registos de votação foram concluídos e que o anúncio pode ter que esperar até quinta-feira.

Os residentes de Kinshasa realizam as suas actividades normais, mas alguns pais mantiveram os seus filhos em casa.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »