Portal de Angola
Informação ao minuto

RDC mantém-se calma e expectante – Cônsul

(Afp)

A situação política e social na República Democrática do Congo (RDC) mantém-se calma e controlada, assegurou na segunda – feira, na cidade do Luena (Moxico), o cônsul-geral congolês para a região leste de Angola, Didier Mulongo Mukega Kyamanyangala.

Falando à Angop, a propósito das eleições gerais de 30 de Dezembro último, o diplomata referiu que os congoleses aguardam expectantes pela divulgação dos resultados pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

O cônsul acreditado nas províncias do Moxico (sede do consulado), Lunda Sul e Lunda Norte, espera que depois desta fase a vizinha república esteja em condições de seguir o seu processo de desenvolvimento.

O responsável prevê recensear todos congoleses residentes na sua área de jurisdição, com vista a apurar o número real dos seus compatriotas existentes no leste de Angola.

A CENI, através do seu presidente, Corneille Nangaa, anunciou o adiamento da publicação dos resultados provisórios das eleições gerais de 30 de Dezembro, até então previsto para o dia 6 de Janeiro, por alegada falta de conclusão do processo de contagem e consolidação dos resultados.

Cerca de 40 milhões de eleitores congoleses votaram, a 30 de Dezembro passado, para eleger um novo presidente da República, 500 deputados nacionais e 780 provinciais.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »