Smiley face

Povos do Namibe preservam seus traços culturais

0 48

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Os povos nativos da província do Namibe, como os cuvalis, himbas, nyaneca humbi e kimbaris, continuam a preservar os seus traços culturais, através da música, dança, pintura, escultura, entre outros hábitos e costumes.

Esta afirmação foi feita hoje, terça-feira, na cidade de Moçâmedes, pelo governador em exercício da província do Namibe, José António, quando discursava num encontro a propósito do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional.

Segundo o responsável, avança Angop, o povo da província do Namibe é muito conservador da sua cultura, que é passada para as gerações mais novas no sentido de manter os hábitos e costumes dos ancestrais.

Disse, por outro lado, que o governo local vai continuar a apostar na implementação de projectos de requalificação dos locais e monumentos históricos, cadastramento das figuras históricas e a investigação dos seus dados biográficos.

Pediu à população da região no sentido de contribuir na conservação do património cultural da província do Namibe.

Defendeu a necessidade da população redobrar a vigilância contra as más práticas que colocam em causa os bons hábitos e costumes da região, como a proliferação de seitas religiosas duvidosas.

O Dia da Cultura Nacional está a ser marcado por realização de seminários, colóquios e debates em torno da importância da efeméride.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »