Portal de Angola
Informação ao minuto

Povos do Namibe preservam seus traços culturais

Mulheres Muhimbas da aldeia do senhor Tchimbari Kezumo Bingue, Biquifemo, Namibe, em Angola. (Imagem: Sérgio Guerra/Divulgação)

Os povos nativos da província do Namibe, como os cuvalis, himbas, nyaneca humbi e kimbaris, continuam a preservar os seus traços culturais, através da música, dança, pintura, escultura, entre outros hábitos e costumes.

Esta afirmação foi feita hoje, terça-feira, na cidade de Moçâmedes, pelo governador em exercício da província do Namibe, José António, quando discursava num encontro a propósito do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional.

Segundo o responsável, avança Angop, o povo da província do Namibe é muito conservador da sua cultura, que é passada para as gerações mais novas no sentido de manter os hábitos e costumes dos ancestrais.

Disse, por outro lado, que o governo local vai continuar a apostar na implementação de projectos de requalificação dos locais e monumentos históricos, cadastramento das figuras históricas e a investigação dos seus dados biográficos.

Pediu à população da região no sentido de contribuir na conservação do património cultural da província do Namibe.

Defendeu a necessidade da população redobrar a vigilância contra as más práticas que colocam em causa os bons hábitos e costumes da região, como a proliferação de seitas religiosas duvidosas.

O Dia da Cultura Nacional está a ser marcado por realização de seminários, colóquios e debates em torno da importância da efeméride.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »