Radio Calema
InicioAngolaPolíticaRevolta da Baixa de Cassange constituiu prelúdio para a Independência Nacional

Revolta da Baixa de Cassange constituiu prelúdio para a Independência Nacional

A revolta da Baixa de Cassange, na província de Malanje, a 4 de Janeiro de 1961, constituiu o prelúdio para a luta de libertação nacional, por ter aumentado a consciência de liberdade dos angolanos.

A afirmação é da historiadora Catarina Tchitaca de Oliveira, durante uma palestra realizada hoje, sexta-feira, na cidade do Huambo, para saudar a efeméride.

Admitiu que os acontecimentos da Baixa de Cassange associam-se ao fim da II guerra mundial e a independência de vários países africanos que viviam, tal como Angola, sob o jugo dos colonialistas.

A historiadora entende que a bravura dos combatentes nacionais, que enfrentaram com meios rudimentares a máquina bélica portuguesa, conduziu à conquista da liberdade do povo, a 11 de Novembro de 1975.

Entretanto, defendeu maior divulgação da efeméride e a construção, no local, de um memorial em homenagem aos mortos em defesa da liberdade, durante os confrontos com o Exército colonial.

A jornada comemorativa à revolta da Baixa de Cassange, aberta hoje, encerra no próximo dia 15, tendo como lema “Com o espírito do 4 de Janeiro construamos um país estável”.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.