Portal de Angola
Informação ao minuto

Conferência de Bispos da RDC diz que houve um vencedor nas eleições de 30 de Dezembro

VOA

Corneille Nangaa admite adiamento dos resultados (DR)

Comissão Eleitoral admite anunciar resultados provisórios depois do prazo legal

O presidente da Comissão Eleitoral da República Democrática do Congo, alertou nesta quinta-feira, 3, que os resultados preliminares da eleição do passado dia 30 só deverão ser anunciados depois de 6 de Janeiro, prazo estipulado pela lei eleitoral

Corneille Nangaa justifica esse adiamento com a lentidão da contagem de votos que até ontem não ultrapassava os 17 por cento do total de cerca de 39 milhões eleitores que foram às urnas.

Entretanto, a Conferência dos Bispos Católicos do Congo revelou também hoje que os resultados apontam para um claro vencedor, sem avançar o nome.

Donatien Nshole, secretário-geral da conferência, instou a Comissão Eleitoral a publicar os resultados verdadeiros.

Os bispos católicos disseram ter havido várias deficiências durante o processo eleitoral, como a falta de boletins de voto, e que seis por cento das urnas electrónicas nas assembleias de votos visitadas pelos seus observadores, conheceram avarias durante cerca de uma hora em média.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »