Portal de Angola
Informação ao minuto

OEA convoca sessão extraordinária por crise na Nicarágua

(DR)

A Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou para quinta-feira, 27 de dezembro, uma sessão extraordinária para discutir as denúncias de violações dos direitos humanos na Nicarágua, escreve a AFP.

O secretário-executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, o brasileiro Paulo Abrão, afirmou nesta quarta-feira que especialistas do organismo que estavam na Nicarágua e foram expulsos vão apresentar as suas conclusões na reunião.

“A @CIDH recebeu o convite do Conselho Permanente da @CP_OEA do @OEA_oficial para apresentar o relatório do #GIEI e os acontecimentos recentes monitorados pelo #MESENI sobre a #Nicaragua”, escreveu Abrão no Twitter.

Uma onda de protestos iniciada a 18 de abril contra uma reforma da previdência social levou a um movimento mais amplo exigindo a renúncia do presidente Daniel Ortega e da vice-presidente, sua esposa Rosario Murillo, o que provocou uma dura repressão.

Segundo os números da CIDH, os protestos deixaram 325 mortos e 400 presos.

Para investigar as denúncias, a Comissão formou o Painel de Investigação Interdisciplinar (AIDPI) e o Mecanismo Especial para a Nicarágua (MESENI), que viajaram pelo país, mas foram expulsos pelo governo em 19 de dezembro.

Em Washington, o GIEI denunciou em seu relatório apresentado em 21 de dezembro que “o Estado da Nicarágua praticou atos que, de acordo com o direito internacional, devem ser considerados crimes contra a humanidade, particularmente assassinatos, detenções arbitrárias e crime de perseguição”.

A sessão da OEA será presidida por Costa Rica, anunciou em um comunicado a ministra das Relações Exteriores Lorena Aguilar Revelo.

“Nosso país vai presidir a reunião da OEA por meio de sua representante permanente, a embaixadora Montserrat Solano Carboni, e levantará sua voz contra a escalada repetida de abusos contra os direitos humanos e liberdades na Nicarágua”, disse Aguilar.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »