A banca europeia tem mais uma concorrente. Com uma licença bancária na mão, a Google passa a ser uma Fintech podendo, entre outras operações, processar pagamentos.
Segundo informa a TSF na sua edição de quinta-feira, 27, a Google já tem licença bancária para operar na Lituânia abrindo assim caminho para a atividade na Europa.
Com este passo, a gigante da internet vai passar a ser uma Fintech passando não só a podendo processar pagamentos, como também receber depósitos, emitir dinheiro eletrónico e fazer transferências bancárias.
A notícia foi avançada pelo jornal espanhol El Economista e significa a entrada na atividade bancárias de novos atores. É a chegada das empresas tecnológicas ao mundo dos bancos. Fernando Cardoso, professor no Instituto Superior de Gestão Bancária, adivinha anos de grande transformação nos serviços financeiros.
A Google Payment, do grupo Alphabet, obteve licença para operar serviços de pagamentos eletrónicos junto do banco central da Lituânia.
Nos últimos meses foram várias as multinacionais tecnológicas que entraram com pedidos de licença para operar serviços financeiros. Entre elas, a Amazon e o Facebook.