Smiley face

Empossado novo arcebispo do Huambo

0 39

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O novo arcebispo do Huambo, Dom Zeferino Zeca Martins, nomeado em Outubro deste ano pelo Vaticano, tomou posse hoje, domingo, durante um cerimónia canónica, presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Petar Rajic.

De 52 anos de idade, o novo arcebispo, substituiu Dom José de Queirós Alves, que passou a arcebispo emérito, devido ao limite de idade (70 anos), depois de ter liderado a Igreja Católica no Huambo de 2003 a 1 de Outubro de 2018.

Durante o acto canónico, assistido pelos bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), encabeçada pelo seu presidente, Dom Filomeno do Nascimento Viera Dias, o Núncio Apostólico procedeu a leitura da Bula escrita pelo Papa Francisco, que lhe confere a nomeação do arcebispo Dom Zeferino Zeca Martins.

Dom Petar Rajic disse que o novo arcebispo metropolita do Huambo foi nomeado, depois de ouvido o parecer da congregação para evangelização dos povos, por ser homem apto para o ministério, tendo em conta os dons espirituais e humanos que possui.

Em breves palavras, o novo arcebispo do Huambo agradeceu ao Santo Padre, por lhe ter escolhido como pastor que vai conduzir a bom pasto “às ovelhas” do planalto central.

“Sem Deus não se pode fazer absolutamente nada, razão pela, entrego tudo nas mãos do Senhor, pois que vim integrar uma nova família cristã. Sou o vosso irmão que aqui veio de braços abertos, na serenidade da alma e do espírito, para que, de forma conjunta, se possa dar continuidade a edificação da igreja no linear dos seus 78 anos”, enfatizou.

No final da cerimónia, Dom Zeferino Zeca Martins, foi saudado pelo Núncio Apostólico, os bispos da CEAST, sacerdotes, fiéis de devoto e pela governadora da província, Joana Lina Cândido.

Trata-se do sexto pastor dos católicos na província do Huambo, depois da fundação da diocese, a 4 de Setembro de 1970. A liderança da igreja começou com Dom Daniel Gomes Junqueira (1940-1970), Dom Américo Henriques, (1972 – 1975), Dom Manuel Franklin da Costa, (1975-1986), Dom Francisco Viti, (1986-2003) e Dom José de Queirós Alves (2003 – 2018).

A diocese do Huambo, que tem como padroeira, Nossa Senhora Imaculada da Conceição, foi fundada a 4 de Setembro de 1940, tendo passado a arquidiocese a 3 de Fevereiro de 1977. Conta com 22 paróquias e 26 missões, com vários centros missionários.

A arquidiocese metropolitana do Huambo conta 100 padres diocesanos, perto de 120 padres da congregação de religiosos e quase 200 religiosos e religiosas não sacerdotes.

Dados biográficos do novo arcebispo

Nascido em Cacolo, província da Lunda Sul, a 08 de Março de 1966, Dom Zeferino Zeca Martins, filho de Francisco Funete Martins e de Rita Macuiza, frequentou a escola primária em Cacolo e a secundária em Saurimo.

Entre 1988 a 1995, esteve na Sociedade do Verbo Divino, onde fez os estudos de Filosofia no Seminário Maior de Luanda e os estudos teológicos na Faculdade de Teologia da Universidade de Comidias, em Espanha, onde também conseguiu a licenciatura em Direito Civil.

A 01 de Outubro de 1994, fez a sua profissão perpétua na congregação de Verbo Divino e, a 06 de Agosto de 1995, foi ordenado sacerdote. Tendo de 1995 a 2000 trabalhado como missionário na Espanha, concretamente como Capelão dos emigrantes africanos na Arquidiocese de Madrid, ao mesmo tempo que era Reitor da Comunidade dos Alunos de Teologia e Superior Religioso dos Missionários do Verbo Divino em Madrid.

Em 2000 foi designado reitor da casa central da congregação do Verbo Divino, em Luanda, sendo, em 2007, nomeado a vice superior provincial da Congregação e, posteriormente, superior provincial.

Dom Zeferino Zeca Martins foi ordenado bispo auxiliar de Luanda a 12 de Agosto de 2012, cargo que exerceu até ao dia 01 de Outubro deste ano. É, actualmente, professor de direito da Universidade Católica de Angola.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »