Portal de Angola
Informação ao minuto

Sonangol anuncia novas concessões petrolíferas em 2019

Angop

Carlos Saturnino, Presidente do Conselho de Administração da Sonangol (DR)

Cinco a dez novas concessões petrolíferas serão feitas no próximo ano pela Sonangol, visando aumentar os níveis de produção do crude no país, anunciou quinta-feira, na cidade do Soyo, província do Zaire, o presidente do conselho de administração da petrolífera, Carlos Saturnino.

Em declarações a jornalistas no final do II conselho consultivo do Ministério dos Recursos Mineiras e Petróleos, que decorreu nesta cidade, o gestor disse que está se trabalhar para que as empresas petrolíferas que operam no país possam obter mais blocos de exploração, com o fito de criar mais postos de trabalho e impulsionar a economia nacional.

Explicou que desde 2011 que a Sonangol não faz licitamento de novos blocos de exploração, frisando que as novas acções a serem feitas a partir de 2019, resultam do trabalho de pesquisa e descoberta de novas reservas que a sua empresa tem vido a realizar.

Carlos Saturnino fez saber que está se desenvolver um trabalho árduo em termos de optimização da produção tanto no bloco-15 com EXX-Mobil, bloco 18 e 31 com BP, bloco-17 com a Total, bloco-15/06 ENI e bloco-0 com a Chevroon, visando estabilizar a operação e identificar onde poderá se processar o aumento.

Questionado sobre a percentagem de redução da produção do petróleo imposta pela OPEP aos países membros e não só, que ronda os cerca de 29% para Angola, o PCA da Sonangol disse que a medida tem uma sustentabilidade no preço de venda do petróleo para os próximos anos.

“A estratégia da OPEP é de não ter um preço de petróleo abaixo dos 55 dólares por barril”, referiu o gestor.

Carlos Saturnino falou também das acções em curso, que visam reestruturar a petrolífera nos próximos anos com a transformação da Sonangol numa verdadeira empresa de pesquisa, prospecção, exploração e distribuição do petróleo e seus derivados.

Disse a terminar, que o programa visa regenerar o grupo empresarial, maximizar o potencial dos activos, tornar o grupo competitiva e rentável, impulsionar e intensificar a actividade para a substituição de reservas, bem como o aumento da produção de hidrocarbonetos a médio e longo prazo.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »