Bié: Notificados mais de 700 novos casos de tuberculose
Setecentos e setenta e cinco novos casos de tuberculose foram notificados na província do Bié, pelas autoridades sanitárias locais, durante os meses de Setembro a Outubro do ano em curso.
Em declaração hoje à Angop, o chefe de saúde pública e controlo de endemias em exercício, Paulo Chipalavela, sublinhou que dos casos 303 apresentaram tuberculose extra-pulmonar.
Comparativamente ao mesmo período anterior, a província registou-se um aumento de 151 novos casos, situação que continua a preocupar as autoridades sanitárias, pelo facto do tratamento carecer de muitos recursos financeiros.
Paulo Chipalavela frisou que, na mesma época, as autoridades sanitárias registaram a morte seis doentes, contra 33 do período anterior.
Na mesma fase, foram recuperados 76 doentes, 67 abandonaram o tratamento, 12 tiveram recaídas, quatro fracassos, 14 reaparecidos e cinco outros transferidos para outras unidades sanitárias.
São causas do abandono do tratamento da doença as longas distâncias que os pacientes percorrem entre as aldeias e a sedes municipais, uso excessivo de bebidas alcoólicas, associado a falta de acompanhamento por parte das famílias e a ignorância das normas de prevenção da doença no seio das comunidades.
Dos municípios que mais casos notificaram constam o Cuito, com 368 casos, Camacupa (153) e Andulo (104).
Com vista a diminuir o problema, o sector da saúde em parceria com as autoridades tradicionais e igrejas sensibilizam a população sobre os perigos e as formas de prevenção da enfermidade.
Entretanto, asseverou haver em todas unidades hospitalares da província medicamentos para acudir os enfermos com a tuberculose, apelando os cidadãos a dirigirem-se à unidade sanitária mais próxima em caso de apresentar sinais e sintomas da patologia.