Portal de Angola
Informação ao minuto

Vaticano envia missão ao Chile para investigar abusos sexuais contra freiras

(DR)

O Vaticano enviou uma missão de religiosos ao Chile para investigar as denúncias de que freiras sofreram abusos sexuais numa congregação das Irmãs do Bom Samaritano, informou nesta quinta-feira a Igreja chilena, escreve a France Press.

A irmã Rosario Alonso e o padre Maurizio Bridio foram enviados pela Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e as Sociedades da Vida Apostólica do Vaticano para determinar a veracidade das denúncias de abuso sexual e maus tratos ocorridos dentro da congregação, fato revelado pela TV chilena em julho passado.

“Irmãs que pertenceram a nossa Congregação fizeram acusações em meios de comunicação, algumas delas muito graves”, destaca o comunicado da Igreja.

A missão terá por objetivo “recolher a informação necessária para um conhecimento profundo da Instituição e transmiti-la à Santa Sé…”.

A congregação, situada na região de Maule (280 km ao sul de Santiago), iniciou uma investigação canónica após as denúncias.

Trata-se da segunda missão de investigação enviada ao Chile pelo Vaticano. O arcebispo de Malta e atual subsecretário da Congregação para a Doutrina da Fé, Charles Scicluna, liderou uma investigação que revelou abusos sexuais de padres contra menores encobertos por bispos.

Como resultado desta investigação, o Papa Francisco aceitou a renúncia de sete bispos chilenos e expulsou outros dois bispos eméritos e dois padres.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »