Portal de Angola
Informação ao minuto

Da uva de mesa ao 5G, estes são os 17 acordos assinados entre Portugal e a China

Governos de Portugal e China assinam 17 acordos bilaterais com destaque para cooperação económica (DR)

A passagem de Xi Jinping por Portugal mostrou-se muito “frutífera”, tendo permitido celebrar 17 acordos entre empresas e instituições portuguesas e chinesas.

O presidente da China, Xi Jinping, está de visita a Portugal, no que tem sido uma passagem muito “produtiva” para os negócios entre os países. Multiplicam-se os acordos assinados entre empresas portuguesas e chinesas, em áreas desde as telecomunicações à banca, passando pela energia.

O Estado chinês tornou-se, nos últimos anos, um importante investidor para as empresas portuguesas. E a relação entre os dois países vai continuar a aumentar. Foram assinados 17 acordos de cooperação, pelo primeiro-ministro António Costa e também por vários ministros dos dois países, numa cerimónia realizada no Palácio de Queluz.

António Costa e Xi Jinping destacaram o fortalecimento da relação bilateral e reforçam a ideia de que esta visita foi “frutífera”, e um “grande sucesso”. Como indica o ditado português citado por Xi Jinping, “Vinho, azeite e amigo, quanto mais antigo melhor”. Entre os acordos assinados, dez são memorandos de entendimento.

Veja aqui os vários negócios que foram celebrados entre Portugal e China:

Uma Faixa, Uma Rota. A grande iniciativa chinesa

Na reunião entre os líderes dos dois países, Marcelo Rebelo de Sousa e Xi Jinping, foi formulado o convite para a participação portuguesa na iniciativa chinesa de investimento em infraestruturas “Uma Faixa, Uma Rota“, que pretende ser uma versão simplificada da Faixa Económica da Rota da Seda. O memorando de entendimento já foi assinado, e as áreas com mais destaque são a conectividade e a mobilidade elétrica.

Cofco Internacional cria 150 postos de trabalho em Matosinhos

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) celebrou um memorando de entendimento com a Corporação Nacional de Cereais, Óleos e Alimentos da China (Cofco), que é uma das principais empresas estatais de processamento de alimentos da China. O acordo determina o estabelecimento de serviço global da Cofco em Matosinhos. Este empreendimento vai criar 150 postos de trabalho em Portugal.

CGD e Bank of China na emissão de “panda bonds”

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) assinou um protocolo com o Bank of China (BoC) para estruturar e colocar uma emissão de dívida pública portuguesa em renmimbis, as chamadas “panda bonds” portuguesas.

BCP vai emitir cartões da Union Pay

O BCP fez um acordo com a empresa chinesa de serviços financeiros para emitir cartões de crédito da Union Pay. Os serviços da empresa são maioritariamente utilizados por turistas chineses que querem fazer transações internacionais.

REN com a State Grid além fronteiras

A empresa gestora da rede elétrica nacional assinou um memorando de entendimento com a responsável pela maior parte da operação da rede elétrica na China para a integração de renováveis, interconexão energética entre Portugal e Marrocos, e o desenvolvimento de parcerias internacionais.

No meio da OPA, EDP e China Three Gorges apostam na responsabilidade social
A China Three Gorges (CTG) é a principal acionista da elétrica portuguesa EDP. O acordo celebrado foi no âmbito da responsabilidade social da empresa.

MEO e Huawei vão desenvolver o 5G

A empresa de telecomunicações portuguesa Meo e a fabricante chinesa de telemóveis Huawei assinaram um memorando de entendimento sobre o desenvolvimento da tecnologia 5G.

STARLAB vai levar Portugal ao espaço

Ficou acordada a implementação em Portugal do STARLAB, um laboratório de pesquisa de tecnologia avançada nos domínios do mar e do espaço.

Mais cooperação no comércio de serviços

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva e o ministro do Comércio chinês, Zhong Shan, assinaram um memorando sobre cooperação em matéria de comércio de serviços.

Festivais culturais já no próximo ano
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, e o seu homólogo chinês, Luo Shugang, assinaram um acordo para a programação de festivais culturais. António Costa refere que os festivais irão acontecer já no próximo ano.

RTP faz documentários com a China
Foi celebrado um acordo de cooperação entre a RTP e um grupo media da China para a produção conjunta de documentários.

Uva portuguesa vai para as mesas chinesas
Está previsto o fortalecimento da exportação portuguesa para a China, nomeadamente de uva de mesa portuguesa.

Portugal e China cooperam na água

Foi assinado um memorando de entendimento no domínio da água, pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Instituto Confúcio na Universidade do Porto
Será estabelecido na Universidade do Porto um Instituto Confúcio.

Universidade de Coimbra vai ter Centro de Estudos Chineses

Ainda na área do Ensino Superior, está também prevista a instalação de um Centro de Estudos Chineses na Universidade de Coimbra.

Tekever e Academia Chinesa das Ciências olham para os oceanos

Este acordo tem como objetivo “alargar a cooperação com outras entidades internacionais em áreas como a visão 4D, a exploração do espaço profundo, desenvolvimento de plataformas de satélites ou de tecnologias de monitorização e proteção dos oceanos”.

Setúbal vai cooperar com Tianjin

Ficou ainda registado o compromisso em torno de uma carta de intenções sobre cooperação entre as câmaras municipais de Tianjin e de Setúbal.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »