Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Trocas comerciais Angola-Itália chegam a USD 441milhões

As relações comerciais entre Angola e a Itália estão avaliadas em 441 milhões de dólares norte-americanos, actualmente.

Dos valores, 100 milhões correspondem às exportações de Angola para a Itália, maioritariamente em produtos petrolíferos, e 341 milhões às importações de Angola, baseadas em máquinas e equipamentos da Itália.

Esses dados foram fornecidos hoje à Angop pelo administrador da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (Aipex), Lello Francisco.

À margem de um fórum sobre” Agro-negócios Angola-Itália”, o administrador disse que, desde últimos quatro meses da criação da Aipex , ainda não receberam propostas de investimento privado da Itália, mas há grupo italiano “Inalca”, já a operar em Angola.

A respeito do Grupo Inalca, explicou que estão ligados à distribuição alimentar, mas agora pretendem entrar no sector de produção e distribuição de bens alimentares.

Se dependesse da Aipex indicar os segmentos para investimento privado aos italianos, de acordo com Lello Francisco, direccionariam para segmentos onde (os italianos) têm vantagens competitivas e comparativas muito grandes, como produção alimentar, de frutas, têxteis e de calçados.

Entretanto, hoje, no fórum do Agro-negócios, as empresas italianas Canovar, Novafruit e Apofruit, manifestaram interesse em adquirir bens agrícolas de Angola, de que o mercado italiano tem necessidade. Tanto os que não produzem como aqueles que a sua produção seja sazonal.

O representante de Canovar , especializada na produção de frutas biológicas e investigação agronómica, Carlos Soto, disse que gostaria importar de Angola furtos tropicais como Manga, abacate e ananás – pois não produzem.

De igual modo, Fabio Oliva, representante da Novafruit, referiu que estão abertos a realização de negócios com Angola no domínio agrícola.

A apofruit , representada por Romina Kamel, não fugiu à regra, manifestou-se congratulada com o evento e pretender estabelecer parcerias com empresários angolanos.

O fórum sobre Agro-negócios Angola-Itália foi promovido pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (Aipex) em parceria com a Agência Italiana de Comércio (ITA). Participaram do evento, várias empresas angolanas e sete italianas ligadas ao sector agrícola.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »