Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Prisão de directora da Huawei abre crise entre Washington e Pequim

Meng Wanzhou é acusada pelos Estados Unidosde de violar sanções contra o Irão

Segundo a Voz da América, o Governo da China pediu explicações aos Estados Unidos e Canadá pela detenção no Canadá da directora financeira e filha do fundador do grupo de telecomunicações Meng Wanzhou, a pedido de Washington.

Meng, uma das vice-presidentes do conselho da companhia, foi presa a 1 de Dezembro a pedido de autoridades americanas e deve comparecer a audiência amanhã, 7, afirmou o Ministério da Justiça do Canadá.

Geng Shuang, porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, pediu a libertação “imediata” de Meng Wanzhou, que também é presidente do grupo.

A justiça americana acusa Shuang de ter violado sanções impostas por Washington ao Irão.

Em nota, a Huawei confirmou a prisão de Meng e afirmou que a companhia recebeu poucas informações sobre o caso.

Como primeira reacção, as bolsas chinesas fecharam em queda nesta quinta-feira, em meio a preocupações de que a prisão possa criar uma barreira entre a China e os Estados Unidos, dias depois de os presidentes Donald Trump e Xi Jinping terem negociado uma trégua temporária na guerra comercial para que os dois lados tenham mais tempo para as negociações.

A prisão e qualquer possível sanção contra a segunda maior fabricante de smartphones do mundo pode ter grandes repercussões na cadeia global de fornecimento de tecnologia.

As acções de fornecedoras asiáticas da Huawei, que incluem a Qualcomm e a Intel, caíram nesta quinta-feira.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »